Chicago (filme de 1927)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chicago (1927))
Chicago
Chicago (filme de 1927)
 Estados Unidos
118 min 
Direção Frank Urson
Produção Cecil B. DeMille
Roteiro Maurine Dallas Watkins (play)
Lenore J. Coffee
Elenco Phyllis Haver
Julia Faye
Victor Varconi
May Robson
Cinematografia J. Peverell Marley
Edição Anne Bauchens
Distribuição Pathé Exchange
Lançamento 27 de dezembro de 1927
Orçamento US$ 1.500
Cronologia
Roxie Hart

Chicago é um filme mudo do gênero comédia dramática de 1927, produzido por Cecil B. DeMille e dirigido por Frank Urson.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Seu roteiro foi baseado na peça teatral de Maurine Dallas Watkins, que por sua vez se baseou na história real de Beulah Annan, transformada na ficção em Roxie Hart (Phyllis Haver), e o inusitado assassinato de seu namorado. O filme mudo acrescenta grande conteúdo ao material da peça de Watkins, com alguns destes acréscimos tendo sido retirados do assassinato original, e outros de considerações hollywoodianas. O assassinato, que acontece durante uma vinheta muito breve antes do início da peça, também foi muito expandido. O marido de Roxie, Amos Hart (interpretado por Victor Varconi) tem um papel muito mais simpático e ativo no filme do que tem na peça e no musical subsequente. O final é mais cruel a Roxie, condizendo com os valores de Hollywood à época, onde os criminosos não podiam lucrar muito com seus crimes. O filme por muito tempo foi difícil de ser encontrado, porém uma cópia recente foi disponibilizada pelo UCLA Film and Television Archive,[2] permitindo sua exibição em festivais e salas de cinema históricas ao longo dos Estados Unidos, o que contribuiu para a reputação do filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Berardino, Paul. Renee: How a Small Town Texan Became a Hollywood Megastar. Editora AuthorHouse, 2008. ISBN 1434370844, 9781434370846.
  2. "Pssstttt! 'Chicago' has a secret past!". Andy Seller, USA Today, 24 de março de 2003 (visitado em 18-4-2010).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]