Chiclana de la Frontera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Espanha Chiclana de la Frontera 
  Município  
Símbolos
Bandeira de Chiclana de la Frontera
Bandeira
Brasão de armas de Chiclana de la Frontera
Brasão de armas
Localização
Chiclana de la Frontera está localizado em: Espanha
Chiclana de la Frontera
Localização de Chiclana de la Frontera na Espanha
Coordenadas 36° 25' N 6° 09' O
País Espanha
Comunidade autónoma Andaluzia
Província Cádiz
História
Fundação 15 de mayo de 1303
Características geográficas
Área total 207 km²
População total (2021) [1] 86 306 hab.
Densidade 416,9 hab./km²
Altitude 11 m
Código postal 11130
Código do INE 11015
Website www.chiclana.es

Chiclana de La Frontera é um município espanhol situado na província de Cádiz. Encravada a 20 quilômetros da capital da província. Se encontra na comarca da Baía de Cádiz. Sua extensão territorial é de 207 km² e sua população, no ano de 2006, era de 74261 habitantes, que conta com uma densidade demográfica de 339,8 hab/km².[2] Do ponto de vista geográfico e cultural, pertence à Baixa Andalucía, concretamente à comarca de Los Puertos. É um importante centro turístico nacional e internacional da Costa da Luz.

História[editar | editar código-fonte]

A origem de Chiclana se remonta ao período Paleolítico. Em frente ao litoral de Chiclana se encontra a Ilha de Sancti Petri, onde os fenícios construiram o Templo de Hércules Gaditano, sobre cujas ruínas se levantou posteriormente o Castelo de Sancti Petri.

A origem da atual população remonta ao ano de 1303 durante o reinado de Fernando IV. Em 15 de maio desse ano, o rei entregou as terras da então aldeia despovoada de Chiclana a Dom Alonso Pérez de Guzmán, fundador da Casa de Medina-Sidonia. A cidade se beneficiou do comércio africano e americano próximos a Cádiz.

Durante a guerra pela independência da Espanha, em 5 de março de 1811, teve lugar a Batalha de Chiclana, na qual as tropas anglo-espanholas venceram as francesas. É precisamente no século XIX quando a cidade alcança um grande aumento de população, concedendo-lhe o rei Afonso XII o título de cidade no ano de 1876.

Bandeira Azul - 2007

No século XX a cidade se consolida como referência turística de primeira ordem. A praia da Barrosa obteve a Bandeira Azul - galardão que concede a União Europeia. A Junta de Andaluzia declarou Chiclana Município Turístico no ano de 2005, título que concede às principais cidades consolidadas no setor turístico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Chiclana de la Frontera
Ícone de esboço Este artigo sobre Municípios da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências