Ximango

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chimango)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Ximango (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaXimango
Milvago chimango temucoensis

Milvago chimango temucoensis
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Milvago
Espécie: M. chimango
Nome binomial
Milvago chimango
Vieillot, 1816

O ximango (Milvago chimango) (em português, a palavra escreve-se com "x"[1], o que não ocorre nos demais idiomas, onde o "ch" é utilizado) é uma ave de rapina originária da América do Sul, ocorrendo no extremo sul do Brasil (em especial durante o inverno), em toda a Argentina[2], Chile e Uruguai, e em regiões do Paraguai e da Bolívia. É um animal sedentário, com grande poder de adaptação.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Ximango" origina-se do guarani xim'xima[3].

Caracteres Gerais[editar | editar código-fonte]

O ximango é encontrado em todo tipo de terreno onde a vegetação não seja muito alta, das regiões costeiras às planícies dos Pampas. São também encontrados em bosques desprovidos da vegetação secundária. Habitam desde o nível do mar até uma altitude inferior a mil metros[4].

A nidificação pode ser separadamente ou em colônias. A postura ocorre a partir de setembro, sendo o mês de outubro o de maior produção. Constroem seus ninhos sobre a vegetação, e a preferência pela espécie ou localização não parecem ter importância. Cada postura consiste em dois ou três ovos.

A incubação dura de 26 a 32 dias. Depois de cinco semanas os pintinhos deixam o ninho. O casal compartilha das responsabilidades nos cuidados do ninho: construção, defesa, choco e alimentação dos pintainhos[5].

Alimentação[editar | editar código-fonte]

É uma ave rapinante que preferencialmente se alimenta de carniça, embora possa atacar animais que perceba feridos ou doentes, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos. Oportunista, pode usar a força do grupo para atacar qualquer presa[5].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Milvago chimango

As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, pesando cerca de trezentos gramas. O peso dos machos é ligeiramente abaixo: 290 gramas. Seu tamanho varia de 37 a 43 centímetros.

Têm coloração ocrácea e creme, uma mancha clara em cada asa e lado ventral bruno-amarelado com estrias longitudinais escuras[1].

Diferenciam-se dos seus "parentes" Milvago chimachima (gavião-carrapateiro), pois suas penas são marrons com as franjas mais claras. A parte inferior das asas são de tonalidade castanha, com manchas escuras[1].

Subespécies[editar | editar código-fonte]

  • Milvago chimango chimango: Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, norte e centro do Chile, norte e centro da Argentina. Sua plumagem é mais clara (costas cor café-canela com bordas esbranquiçadas; garganta, peito, abdome e ventre café-claro; cabeça café escuro; asas café-escuras com franja esbranquiçada, olhos castanhos; o bico cor-de-osso, com a base mais clara. No Chile, é uma das aves mais abundantes.
  • Milvago chimango temucoensis: sul do Chile, sul da Argentina até o Cabo Horn. As penas são mais escuras. Linhas ou manchas na plumagem são mais acentuadas. Presume-se que escolha por habitat regiões de clima mais úmido e chuvoso
  • Milvago chimango fuegiensis (ximango-da-terra-do-fogo) - Goodall, Johnson e Philippi (1957) registraram esta subespécie, que adquiriu um tamanho maior devido ao isolamento da ilha da Terra do Fogo.

Fontes e Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Dicionário Aurélio. Segunda edição. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1986 ISBN 85-209-0411-4
  2. Chimango (Em espanhol) - pesquisado em 20 de maio de 2007, às 17:39
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 799
  4. Estudo sobre parasitas que afetam o Milvago chimango (PDF (Em espanhol)) - pesquisado em 20 de maio de 2007, às 17:41
  5. a b Bela imagem e completa descrição da ave - pesquisado em 19 de maio de 2007, às 19:17
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Milvago chimango. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 20 de maio de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ximango
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ximango