Chopper (motocicleta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chopper (moto))
Uma chopper
Chopper do filme Easy Rider

A chopper é uma motocicleta customizada de forma a deixar o sistema dianteiro do veículo modificado, principalmente com uso de garfos alongados. Que resulta em outros diferenciais, como o guidão com os mais diferentes formatos, a estrutura do quadro e, o formato dos bancos, sempre colados ao quadro, e os tanques[1][2].

Outra característica são suas peças cromadas, o visual minimalista e amortecedores compridos no eixo dianteiro.[3] A busca por esta nova tendência, aliado a soldas caseiras e o desconhecimento sobre as propriedades do metal, ocasionaram muitos acidentes fatais nos primeiros anos desta nova cultura motorizada.

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

O termo "chopper" é derivado da palavra inglesa "chopping", significando picar, cortar.

Surgimento[editar | editar código-fonte]

A tendencia chopper iniciou-se na década de 1960, tanto na Europa, como nos Estados Unidos. A partir da década de 1970, marcas japonesas iniciaram a produção deste tipo de motocicleta. Nos anos de 1980, este tipo de moto foi deixado de lado pelas montadoras, retornando a febre no final da década de 1990, muito em função de programas de televisão norte-americanos[1].

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Filmes como Easy Rider disseminaram a cultura das chopper´s pelo mundo[1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Bayer (23 de julho de 2012). «MAS AFINAL, O QUE SÃO BOBBERS E CHOPPERS?». Old Dog Cycles. Consultado em 27 de abril de 2016. Arquivado do original em 9 de maio de 2016 
  2. «MOTO-LINGUISTICS, OR HOW TO SPEAK CHOPPER PROPER». RevZilla. Consultado em 27 de abril de 2016  (em inglês)
  3. «Internauta transforma moto Honda Shadow em 'chopper' clássica». G1. 23 de agosto de 2012