Clube de Futebol União de Lamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
União de Lamas
CF União de Lamas.png
Nome Clube de Futebol União de Lamas
Fundação 1 de Outubro de 1932 (86 anos)
Estádio Estádio Comendador Henrique Amorim
Capacidade 14.000
Presidente Duarte Martins
Treinador(a) Luís Miguel
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Clube de Futebol União de Lamas é um clube português, localizado na freguesia de Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. Foi fundado a 1 de Outubro de 1932 e é considerado um dos 6 grandes do distrito de Aveiro juntamente com SC Beira-Mar, SC Espinho, CD Feirense, AD Sanjoanense e UD Oliveirense. A maior parte dos anos de vida do clube foram passados nos campeonatos nacionais, participando durante vários anos seguidos na II Liga e na antiga II Divisão Nacional.

O clube é um dos clubes de mais sucesso no distrito. No futebol sénior e no futebol de formação tarrecadou vários títulos e várias presenças nos Campeonatos Nacionais, sendo que a maior proeza que alcançou foi a subida à I Divisão Nacional, sendo que mais tarde a mesma não se veio a concretizar pois nesse mesmo ano o FC Porto teria descido de divisão e, tendo mais estatuto a nível nacional, acabou por permanecer via secretaria não permitindo ao CF União de Lamas a estreia no principal escalão do futebol português.

Em seniores, o clube apresenta a conquista de três campeonatos da III Divisão em 1963/64, 1968/69 e 2005/06. Ainda em seniores, mas no futebol distrital, o clube apresenta o título em quatro campeonatos do principal escalão aveirense em 1941/42, 1942/43, 1953/54 e 1962/63. Conquistou ainda a II Divisão Distrital de Aveiro em 1959/60.

Devido à sua grandeza, o clube apresenta adeptos, sócios e simpatizantes por todo o concelho mas também no resto do país, nomeadamente pessoas com naturalidade no concelho de Santa Maria da Feira.

A claque, os Papa Tintos, fundados em 1992, chegaram a ter um núcleo na cidade da Covilhã.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Comendador Henrique Amorim está localizado no coração de Santa Maria de Lamas. O estádio tem capacidade para 14.000 pessoas e atualmente encontra-se em muito bom estado.

Em 2001 recebeu o jogo Portugal vs. Inglaterra em Sub-21 em que os "Caloiros de Ferguson" David Beckham e Paul Scholes foram derrotados por 2-0.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Devido à enorme Este clube apresenta rivalidade com o Lusitânia de Lourosa FC sendo que este jogo é considerado o "Derby dos Derbys" do distrito de Aveiro e um dos maiores derbys de Portugal sendo assistido por milhares de pessoas tanto em Santa Maria de Lamas como em Lourosa e desde que a rivalidade começou houve vários episódios caricatos. Apresenta também rivalidade com o SC Espinho.

Palmares[editar | editar código-fonte]

Patrocinadores[editar | editar código-fonte]

O clube é patrocinado pelo Grupo Amorim, devido à importante ligação que a família tem ao clube.


Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.