Saltar para o conteúdo

CoSaGaPe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CoSaGaPe é a designação dada a um grupo editorial de investigadores portugueses, o qual se dedica ao trabalho de pesquisa, recolha e tratamento de dados e documentos históricos sobre o fenómeno das estudantinas/tunas, nomeadamente em Portugal, traduzido em diversas obras já editadas, para além de outras iniciativas desenvolvidas.

Os elementos do CoSaGape, na apresentação do QVID TVNAE?, em Bragança (2011). Da esq. p/ dir.: Ricardo Tavares, Eduardo Coelho, Jean-Pierre Silva e João Paulo Sousa
As obras editadas pelo CoSaGaPe

Biografia[editar | editar código-fonte]

Este acrónimo resulta da conjugação das primeiras letras dos "nickname" que os seus membros usavam nas suas intervenções em diversos fóruns e espaços virtuais de discussão sobre tunas, com especial enfoque no PortugalTunas (Portal de Tunas, fundado em 2003):

Co - de "Conquistador"[1];

Sa - de "Sabanda"[2];

Ga - de "TunoGasto"[3];

Pe - de "Pena WB"[4];

O grupo em 2015. Da esq. p/ dir.: Ricardo Tavares, Eduardo Coelho, João Paulo Sousa e Jean-Pierre Silva

O grupo teve a sua génese no II ENT (Encontro Nacional de Tunos) da Guarda (2004), onde ficou inicialmente conhecido por "bancada dos marretas", e unido pelo desejo de aprofundar as muitas narrativas, os muitos dogmas propalados sobre as origens do fenómeno tuneril, quase sempre carentes de confirmação documental e de rigor histórico.

A 1.ª obra, e a que se tornou a mais icónica e determinante na comunidade tunante, foi QVID TVNAE? A Tuna Estudantil em Portugal. A 1.ª obra a desmistificar as narrativas ficcionadas, abordando o fenómeno desde a sua génese, abarcando não apenas em Portugal, mas, também, a diáspora tuneril, e cuja apresentação se deu em outubro de 2011, no VIII ENT (Encontro Nacional de Tunos) realizado em Bragança.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

2011-2012 - QVID TUNAE? A Tuna Estudantil em Portugal. 2018 - A Grande Tuna Feminina de Alfredo Mântua - Breve Contributo Documental (1907-1913). 2019 - QVOT TVNAS? Censo de Tunas Académicas em Portugal, 1983-2016. 2019 - A França das Estudiantinas - Francofonia de um fenómeno nos séc. XIX e XX. 2020 - A Tuna nas trincheiras da Grande Guerra (1914-1918). 2021 - A Tuna Académica da Escola Politécnica de Lisboa - Vigência, actividade e protagonistas. 2023 - A Estudiantina Fígaro em Portugal (1878) e no Brasil (1885 e 1888).

Referências