Cobertor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Um pug enrolado em um cobertor.

Cobertor ou manta é um utensílio de tecido, usado como roupa de cama, sobre o lençóis[1], como proteção contra o frio. Funcionam mantendo o calor do corpo, impedindo que se dissipe.

Pode ter diversas cores e ser feito de diferentes materiais, mas geralmente os cobertores são felpudos, de lã ou algodão.[1]

Cobertor de papa[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, na zona da Serra da Estrela, são produzidos os cobertores de papas, feitos 100% de e produzidos de forma artesanal em teares manuais e segundo técnicas ancestrais. A lã dos cobertores de papas é da raça churra, oriunda da ovelha mondegueira. Destacam-se através de um conjunto de características, tais como o seu pelo comprido, cheiro característico, bem como por serem pesados, quentes, densos e felpudos[2].

Referências

  1. a b cobertor in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-29 23:41:32]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cobertor
  2. Pinto, Fátima (2015). Design para a valorização de indústrias regionais: readaptação do cobertor de papa da Guarda, Universidade de Aveiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.