Colégio Moderno do Barreiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Colégio Moderno do Barreiro (Externato Moderno do Barreiro[1][2]) foi um estabelecimento de ensino privado, fundado em 1945, no Barreiro localizado na Avenida da República. Distinguiu-se dos demais por ser o único estabelecimento de ensino liceal, à data[3], naquela terra.

Adoptou o espírito laico de inspiração em modelos de educação inovadores. Tendo sido demolida a separação obrigatória no projecto inicial para separação de rapazes e de raparigas durante o Estado Novo.

O Colégio Moderno do Barreiro foi conhecido por ser um bastião de luta anti-fascista. Os alunos, na sua grande maioria filhos de presos políticos, estavam isentos do pagamento de propinas.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 1945 pelo professor e pedagogo Helder Fráguas, licenciado em Matemática e Físico-Químicas pela Universidade de Lisboa e por José Barbado professor de história.

O Colégio Moderno do Barreiro, apresentou carácter inovador à época, sendo conhecido como um bastião de resistência anti-fascista. E pelas suas inovações ao nível do ensino nocturno, onde até era permitido aos jovens casais estudantes fazerem-se acompanhar dos filhos.[1]

Um dos alunos, sendo personalidade conhecida foi Medina Carreira.[4]

  1. https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=6000307
  2. «Voto de Pesar pelo falecimento de Manuela Fonseca». www.cm-barreiro.pt. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  3. Câmara Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro (2009). «BARREIRO RECONHECIDO 2009, Educação» (PDF). Câmara Municipal do Barreiro. Consultado em 30 de Agosto de 2019 
  4. «Henrique Medina Carreira». Wikipédia, a enciclopédia livre. 31 de maio de 2019