Come as You Are

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Come As You Are"
Single de Nirvana
do álbum Nevermind
Lado B "Drain You (live)" (EUA)

"Endless, Nameless" (Reino Unido)

Lançamento 3 de março de 1992 (EUA)

2 de março de 1992 (Reino Unido)

Formato(s) 7, 12, fita cassete, CD maxi-single
Gravação Maio de 1991, em Sound City Studios, Van Nuys, Califórnia
Gênero(s) Grunge
Duração 03:38
Gravadora(s) DGC
Composição Kurt Cobain
Letrista(s) Kurt Cobain
Produção Butch Vig
Informações sobre o vídeo musical
Director(es) Kevin Kerslake
Cronologia de singles de Nirvana
"Smells Like Teen Spirit"
(1991)
"Lithium"
(1992)

"Come As You Are" é uma canção da banda grunge estadunidense Nirvana, escrita por Kurt Cobain e lançada como segundo single do segundo álbum da banda, Nevermind, em 1992. Foi a segunda canção da banda a entrar tanto no American Top 40 e no UK top 10, alcançando a posição de número 32 na Billboard Hot 100, e número nove no UK Singles Chart.

O videoclipe de "Come As You Are" foi dirigido por Kevin Kerslake, que se inspirou na arte de capa do Nevermind para fazê-lo.

Origem e gravação[editar | editar código-fonte]

"Come As You Are" era umas das novas canções gravadas numa fita de ensaio que o grupo mandou para o produtor Butch Vig antes da gravação de Nevermind em 1991. A banda gravou a canção com Vig durante as sessões de gravação do álbum no Sound City Studios, em Van Nuys, Califórnia, no começo de 1991. Cobain gravou o solo de guitarra em duas tomadas, e três tomadas para os vocais, das quais a primeira foi a usada. Vig pediu então para Cobain duplicar os vocais em toda a canção. Durante a gravação da segunda voz, Cobain acidentalmente cantou a frase "and I don't have a gun" antes da hora, na quarta vez que ele cantava "memoria" após o solo. Ele acabou decidindo manter a frase antecipada na gravação final. Vig utilizou o trecho de Cobain cantando "memoria" no meio da canção colocando-o como voz de fundo ao final da canção, repetindo-o duas vezes.

Composição e letras[editar | editar código-fonte]

Cobain usa o pedal chorus Small Clone da Electro-Harmonix, que dá um aspecto "aquoso" ao som da guitarra. A canção tem um dos solos mais longos de Cobain. "Kurt realmente não tocava muitos solos", disse Vig. "Este está mais para uma parte melódica baseada na melodia vocal. Não é uma tentativa de mostrar alguma pirotecnia. É um complemento da melodia da canção."

Cobain descreveu a letra de "Come As You Are" como "contraditória", e disse que a canção era sobre "pessoas e da maneira como se espera que elas ajam".

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Atentos à semelhança dos riffs principais de "Come As You Are" e da canção "Eighties", da banda inglesa pós-punk Killing Joke, o Nirvana e seu empresário estavam inseguros quanto a lançar a canção como segundo single do Nevermind. Danny Goldberg, chefe da Gold Mountain, que empresariava o Nirvana, posteriormente revelou que "não conseguíamos decidir entre 'Come As You Are' e 'In Bloom'. Kurt estava nervoso em relação a 'Come As You Are' porque era muito similar à canção do Killing Joke, mas todos nós achamos que ainda sim era a melhor canção a se lançar. E ele [Cobain] estava certo, depois o Killing Joke reclamou a respeito da canção". O biógrafo do Nirvana, Everett True, escreveu que "Come As You Are" acabou sendo escolhida para o lançamento porque "Goldberg acabou favorecendo a canção mais obviamente comercial".

Era previsto que o primeiro single de Nevermind, "Smells Like Teen Spirit", seria para formar uma base de culto alternativo, enquanto "Come As You Are" seria capaz de atravessar para outros formatos de rádio. Entretanto, "Smells Like Teen Spirit" se tornou um sucesso inesperado e impulsionou a popularidade da banda, enquanto "Come As You Are" serviu para mantê-la. Após o lançamento como single em março de 1992, "Come As You Are" atingiu a posição de número 32 na Billboard Hot 100, ficando nas paradas por 18 semanas. A canção também alcançou a posição de número três na Billboard Mainstream and Modern Rock Tracks. O single também entrou no top 10 da UK Singles Chart, atingindo a posição de número nove. A canção foi classificada em 82º lugar na "The 500 Greatest Songs Since You Were Born", da revista Blender e em 452 na lista das "500 maiores canções de todos os tempos" da revista Rolling Stone.

Embora os membros do Killing Joke tenham alegado que o riff de "Come As You Are" era plágio do riff da canção "Eighties", a banda supostamente não entrou com processo por infração de copyright, ao que a revista Rolling Stone atribuiu a "razões pessoais e financeiras". Entretanto, relatos divergentes afirmam que o Killing Joke abriu um processo, mas a denúncia não foi aceita, ou que desistiram da açã após a morte de Cobain. Geordie Walker, guitarrista do Killing Joke, disse que a banda ficou "muito irritada com isso, mas [o plágio] era óbvio para todo mundo". Tínhamos dois pareceres de musicólogos diferentes atestando [o plágio]. Nosso editor enviou ao editor deles uma carta dizendo isso, ao que disseram 'buu, nunca ouvimos falar de vocês!', mas o escandaloso no fato de o Nirvana dizer que nunca tinha ouvido falar de nós é que eles já tinham nos enviado um cartão de Natal!"

Posteriormente, percebeu-se que uma terceira canção, "Life Goes On", da banda "The Damned", que é anterior às duas outras (do Nirvana e do Killing Joke) tem um riff semelhante ao de ambas.The Damned era uma banda de punk gótico e a canção foi lançada em 1982.

Em 1999, "Come As You Are" ficou na 49ª posição numa votação da revista Kerrangs! das "100 Melhores Canções de Rock de sempre!"

Faixas[editar | editar código-fonte]

Lançamento estadunidense[editar | editar código-fonte]

Nos EUA, "Come As You Are" foi lançado em disco de vinil de 7'', em fita cassete e em CD maxi-single, no dia 3 de março de 1992:

7'' e fita cassete

A. "Come As You Are" [LP version]

B. "Drain You" (live)

CD maxi-single

  1. "Come As You Are" [LP version]
  2. "School" (live)
  3. "Drain You" (live)

Lançamento britânico[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, o single foi lançado um dia antes, em discos de vinl de 7'' e 12'' (maxi), em picture disc de 12'' com edição limitada, e também em CD. Diferentemente do lançamento estadunidense, o lançamento britânico incluía a canção "Endless, Nameless" no lado-b:

7''

A. "Come As You Are" [LP version]

B. "Endless, Nameless"

12''

A. "Come As You Are" [LP version]

B1. "Endless, Nameless"

B2. "Drain You" (live)

Picture disc 12'' (edição limitada)

A. "Come As You Are" [LP version]

B1. "Endless, Nameless"

B2. "School" (live)

CD maxi-single

  1. "Come As You Are" [LP version]
  2. "Endless, Nameless"
  3. "School" (live)
  4. "Drain You" (live)

Outros lançamentos[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi lançado um single promocional (para estações de rádio) em vinil de 12'', pela Folha de S.Paulo, em 1992:

12'' maxi, promocional

A1. "Come As You Are" [LP version]

A2. "Endless, Nameless"

B1. "School" (live)

B2. "Drain You" (live)

Obs: as versões de "Drain You" e de "School" foram gravadas ao vivo no Paramount Theatre, em Seattle, Washington, dia 31 de outubro de 1991. Esta apresentação foi lançada na íntegra no DVD Live at the Paramount, em 2011.

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Chart (1992) Topo
posição
Australian ARIA Singles Chart[1] 25
Austrian Singles Chart[2] 28
Canadian RPM Singles Chart [3] 27
Dutch Top 40[4] 14
Dutch Top 100 Singles Chart[5] 16
Finnish Singles Chart[6] 12
French Singles Chart[7] 12
German Singles Chart[8] 22
Italian Singles Chart[9] 8
Irish Singles Chart[10] 7
New Zealand Singles Chart[11] 3
Spanish Singles Chart[12] 16
Swedish Singles Chart[13] 24
Swiss Singles Chart[14] 21
UK Singles Chart[15] 9
US Billboard Hot 100[16] 32
US Billboard Mainstream Rock Tracks[16] 3
US Billboard Modern Rock Tracks[16] 3

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Nirvana[editar | editar código-fonte]

  • Kurt Cobain - voz e guitarra
  • Krist Novoselic - baixo
  • Dave Grohl - bateria

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Butch Vig - produtor, engenheiro de som
  • Andy Wallace - mixagem

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Nirvana - Come As You Are. Australian-Charts.com. Retrieved on June 4, 2008.
  2. Nirvana - Come As You Are. AustrianCharts.at. Retrieved on June 4, 2008.
  3. «Top Singles - Volume 55, No. 16, April 18, 1992». RPM. Consultado em 12 June 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Dutch Top 40. «Nirvana Dutch top 40 Archive». www.top40.nl. Consultado em 28 February 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. http://dutchcharts.nl/search.asp?search=Nirvana&cat=s
  6. Pennanen, Timo (2006). Sisältää hitin - levyt ja esittäjät Suomen musiikkilistoilla vuodesta 1972 (em Finnish) 1st ed. Helsinki: Tammi. ISBN 9789511210535 
  7. Nirvana - Come As You Are. LesCharts.com. Retrieved on June 4, 2008.
  8. Ehnert, Gunter. "Hit Bilanz Deutsche Singles Chart 1991 - 2000". 2001 Tarus Press. Page 225. ISBN 3-922542-74-3
  9. Salvatori, Dario. 40 anni di hit parade italiana: [le canzoni, gli interpreti, i record e le curiosità di tutte le classifiche dal 1957 a oggi]. Firenze: Tarab, 1999 ISBN 88-86675-55-0
  10. «Search results for "Nirvana"». IrishCharts.ie. Consultado em 11 de setembro de 2008  Note: User must define search parameters as "Nirvana."
  11. Nirvana - Come As You Are. charts.org.nz. Retrieved on January 17, 2011.
  12. «LISTAS DE AFYVE: 1992 Singles (27-april 1992)». Promusicae. Consultado em 7 de fevereiro de 2012 
  13. Nirvana - Come As You Are. SwedishCharts.com. Retrieved on June 4, 2008.
  14. Nirvana - Come As You Are. SwissCharts.com. Retrieved on June 4, 2008.
  15. Roberts, David, ed. British Hit Singles & Albums. 19th edition. HIT Entertainment, 2006. ISBN 1-904994-10-5.
  16. a b c Nirvana Artist Chart History: Singles. Billboard.com. Retrieved on June 4, 2008.