Compactação de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

A compactação de dados, também conhecida por desfragmentação de dados, é a união dos fragmentos de um arquivo que se encontram espalhalhados pelo disco rígido.

Quando o usuário do computador ou um programa realiza qualquer alteração num arquivo, muito dificilmente tal mudança é salva no mesmo local no disco rígido que o arquivo original; na grande maioria das vezes, essas alterações são armazenadas em locais diferentes/distantes do local do arquivo de origem. Assim, os arquivos, ao serem modificados, vão tornando-se cada vez mais espalhados (ou fragmentados) pelo disco rígido. Com isso, o computador passa a levar um tempo maior do que antes para acessar o arquivo, já que a máquina precisa "procurar" pelo arquivo e pelas suas alterações em uma área muito maior do disco.

Diante desse fato, existem programas cuja função é realizar o processo inverso ao descrito: o de desfragmentar. Certamente, um dos mais conhecidos e utilizados é o Desfragmentador de Disco do Windows, já fornecido nos sistemas operacionais da Microsoft. Assim, tal programa vasculha o HD, procurando arquivos fragmentados, e os une novamente, tornado mais rápidas e eficientes as atividades do computador.