Comunidade Batista Shalom Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logomarca atualizada da Shalom CBSI

Comunidade Batista Shalom Internacional é uma igreja evangélica batista com sede em Belo Horizonte. Liderada pelo Apóstolo Jota Moura, a Shalom CBSI tem como marca principal a pregação do Evangelho do Reino de Deus, o pioneirismo na celebração das festas bíblicas com ênfase neotestamentária e na manifestação dos dons do Espírito Santo.

História[1][editar | editar código-fonte]

Tudo começou com a Miss. Rosalee Mills Appleby (de saudosa memória)  Missionária batista americana que veio para o Brasil, onde implementou o Movimento de Renovação Espiritual entre os batistas e demais denominações evangélicas históricas, na década de 60. Plantou ainda 7 igrejas em Belo Horizonte, MG, entre as quais a Igreja Batista do Barreiro fundada em 06 de junho de 1958. Esta foi transformada em dezembro de 1990 na Comunidade Batista Shalom Internacional (CBSI), uma Rede Eclesiástica Apostólica Aliançada com Propósitos no Reino. Nossa Sede Geral está situada em Barreiro, Belo Horizonte - MG. O presidente da obra  Ap. Jota Moura completou 41 anos liderando esta Obra, tendo um ministério frutífero e abençoado por Deus.

Os feitos heróicos de nossa inestimável “fundadora” nos emocionam e estimulam a prosseguirmos no ideal de uma grande obra para o Reino de Deus. A querida missionária Rosalee, testemunham aqueles que a conheceram pessoalmente, era de uma consagração, fé e abnegação a toda e qualquer prova. Trabalhava dia e noite com obstinação e coragem, tendo a firme visão do Reino de Deus se estabelecendo pela pregação do Santo Evangelho, no poder do Espírito Santo. Missionária despojada de ostentação e vanglória, nunca quis assumir ministério individualista. Daí, contar sempre com uma equipe de homens e mulheres, que formavam um pequeno exército realizador de proezas em nome do Senhor Jesus Cristo. A Missionária Rosalee sonhava com uma igreja grande e poderosa no Barreiro. Igreja que fosse plataforma de lançamento missionário de inúmeros obreiros para a grande seara do “campo que é o mundo.” Igreja Missionária no poder do Espírito. Ela anteviu o Brasil como sendo um celeiro missionário, quando disse: “Havia uma sensação interior de que Deus estava preparando o Brasil, para uma posição notável na evangelização do mundo, para um trabalho muito especial no plano divino dos últimos tempos…”

PROPONDO NOVOS PARADIGMAS

O Pastor Jota Moura Rocha, hoje reconhecido Apóstolo Jota Moura Rocha, logo que assumiu em 03 de Dezembro de 1973, o pastorado da até então, cognominada “Igreja Batista do Barreiro”, transformada  em Comunidade Batista Shalom Internacional delineou  uma perspectiva da plataforma de trabalho que realizou no pastorado desta Grei, empreendendo ação pastoral que primou por uma nova dimensão eclesial. Isso porque, já vinha desde o tempo de seminarista no STEB (Seminário Teológico Evangélico do Brasil), sofrendo a pressão interior de certas verdades bíblicas conhecidas, porém negligenciadas. Entretanto, agora elas saltavam aos olhos. Refletira na insatisfação crescente que se tornara generalizada, particularmente entre a nova geração de obreiros renovados.

Para onde caminham as Igrejas em Renovação Espiritual? Era a pergunta que surgia de todas as partes.  As respostas eram várias, destacando-se:

Os que defendiam o Continuísmo -  dando a impressão de tudo estar bem, bastando manter o marca-passo das igrejas com chavões e as táticas de outrora, ou no máximo, copiar modelos e métodos de outros movimentos, especialmente “importados”.

Os que apontavam o Retornismo -  como solução natural, bastando que as igrejas renovadas da CBN - Convenção Batista Nacional voltassem aos velhos métodos e organizações da CBB - Convenção Batista Brasileira, acrescentando apenas o “Batismo no Espírito Santo e os dons Espirituais” como novo paradigma.

Os valentes que propuseram o Reformismo -  das velhas e ultrapassadas estruturas e métodos eclesiásticos, como saída para o marasmo e a crise que se instaurou no seio da CBN. Já havíamos recebido o “Vinho Novo,” o derramar do Espírito Santo, entretanto, os odres ainda “eram velhos,” uma eclesiologia com estruturas e métodos tradicionais ou simplesmente a completa desestruturação. Reinava desorientação total geradora de crises. Urgia uma tomada de posição corajosa, mas que estivesse comprometida com a verdade de Deus revelada na Sua Santa Palavra. Os reformadores do século XVI diziam: “Igreja reformada sempre se reformando”. Nós parafraseamos: “Igreja renovada sempre se renovando”.

PACTUAMOS VIVER COMO IGREJA DA NOVA ALIANÇA

“Eis aqui vêm dias, diz o Senhor, e firmarei Nova Aliança (Novo Pacto) com a casa de Israel... esta é a Aliança que firmarei: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei...” Jeremias 31.31,34. "Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles Aliança Eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; planta-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma." Jeremias 32.38-41

Acreditamos que o nosso Deus, ao decretar o surgimento da Comunidade Batista Shalom Internacional, honrou-nos com o alto privilégio de poder demonstrar ao mundo cristão, que a fraternidade e unidade de Seus filhos, independe de política religiosa ou de tratados humanos. Há algo maior e mais sólido que nos mantém e nos manterá unidos, para a implantação do Reino de Deus na terra: Nascemos para crescer e nos multiplicar como igreja do novo pacto/aliança! Somos unidos em Cristo e uns com os outros pela Nova Aliança selada na Cruz do Calvário.

PACTUAMOS SER UMA SÓ IGREJA EM VÁRIOS LOCAIS

A Comunidade Batista Shalom Internacional quando ainda era composta da Sede e algumas poucas Missões na cidade de Belo Horizonte/MG Brasil, inicialmente votou o “Pacto de Unidade CBSI” fundindo-se numa só Igreja, em flagrante inovação com a eclesiologia tradicional praticada pelos batistas em geral.

Como foi possível fazer isso? O Espírito Santo levou-nos a uma experiência, até então olvidada, pela maioria do povo de Deus - A experiência de união por Pacto/Aliança ou Concerto/Testamento.

A palavra “Pacto” e seus correlatos, não aparece sequer nos índices dos manuais de eclesiologia. É estranho que tantos cristãos subestimem, uma palavra que Deus enfatiza com tanta insistência! As Escrituras Sagradas são compostas de Antigo Pacto e Novo Pacto. Todo o relacionamento de Deus com os seres humanos é na base do Pacto. Foi a Antiga Aliança/Pacto, que proporcionou aos descendentes de Abraão, o privilégio de serem chamados povo de Deus.

“Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus: O Senhor teu Deus te escolheu para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu, porque fosseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos”. Deuteronômio 7.6-9. O nosso Deus é um Deus de pactos e alianças!

Quando uma aliança é feita com base na Revelação Divina e na presença de Deus, os pactuantes estão, sem saber, escrevendo um importante capítulo na história do Povo de Deus. São Mateus, na genealogia que escreveu, liga Jesus Cristo a Boaz e Rute. Rute a moabita, só entrou para a árvore genealógica de Jesus Cristo, porque um dia fez um pacto com Noemi, fiel serva de Deus. Foi esse pacto que mudou a vida de Rute e a ligou irreversivelmente aos altos propósitos de Deus, revelados na história da Redenção.

PACTUAMOS VIVER E PROCLAMAR O REINO DE DEUS

"O tempo está cumprido e o Reino de Deus é chegado; arrependei-vos e crede no evangelho." Marcos 1.15

Alguém divino e maravilhoso, o Espírito Santo, uniu nosso povo e congregações num pacto sério diante do Deus Eterno. Uma vez divorciados de um sistema religioso tradicional, reuniu-se nossa irmandade em torno de uma mesma mesa, comeu de um mesmo pão, bebeu de um mesmo cálice e fez do Pacto de Rute com Noemi, sua canção nupcial que jamais deverá ser esquecida.

“Não me instes para que te deixe, e me afaste de ti. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, à noite, ali pousarei eu; O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” Rute 1.16.

Como resultado desse pacto/aliança, as bênçãos do Senhor começaram a chegar através de centenas de pessoas convertidas e de novas congregações-filhas, nascidas para se multiplicar promovendo o Reino de Deus, e proclamando a glória do Senhor Jesus Cristo... Todas na unidade do Espírito e da fé, ostentando o mesmo nome de família: Comunidade Batista Shalom Internacional, também chamada carinhosamente de CB ‘Shalom ou CBSI. "E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações e então virá o fim." Mateus 24.14

PACTUAMOS SER UMA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

Para isso, buscamos conhecer e fazer conexão com o modelo apostólico do livro de Atos, quando diz: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum." Atos 2.42-44

Ainda que tenhamos documentos e estrutura eclesiástica que definem e asseguram a unidade e integração jurídico-administrativa das congregações que integram nossa Federação Eclesiástica e Ministérios CBSI, contudo, buscamos o padrão de unidade apostólica relatados no livro de Atos. “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo, crescia em número." Atos 9.31. Estamos ligados e alinhados com os postulados da Nova Reforma Apostólica do Século XXI.

ESTILO CONTEMPORÂNEO SHALOM CBSI

“Num mundo cada vez mais global, mais avançado, mais integrado, ganha quem se adiantar, quem trouxer idéias novas. Se o estilo do seu empreendimento, seja ele qual for, preconizar parceria, líderes e liderados caminham juntos e juntos trabalham para o mesmo fim.” (João Ibrahim Jabur).

Este é basicamente o estilo CBSI. Fundamentada e desenvolvida a partir da Revelação Divina consubstanciada na Bíblia e projetada sobre as necessidades reais das pessoas e da sociedade em que vivemos, proclamamos Jesus Cristo o Senhor e Salvador.

Somos uma Comunidade  de fé apostólica aliançada, parceira, ágil, que oferece um leque maior de ministérios e prestação de serviços… com propósitos no Reino, visão criativa e métodos atualizados. Em nossas reuniões de Culto, adoramos com liberdade e espontaneidade ao Deus-Triuno, em espírito e em verdade, onde maravilhas e milagres da fé acontecem sempre. O senhorio de Cristo e o evangelho do Reino, constituem o cerne de nossa mensagem. Primamos pela restauração da unidade integral da Igreja, com ênfase no evangelismo e discipulado através da implantação de células, plantação de Igrejas, cursos pré-matrimoniais e encontros de casais, para a edificação de famílias com vidas embasadas nos valores do Evangelho. Celebramos as festas bíblicas (Páscoa, Pentecoste e Tabernáculos) como pedagogia litúrgica, para a compreensão do propósito eterno de Deus em Cristo. Amamos a todos os povos e em especial Israel, como povo da Promessa. Estamos envolvidos numa grande obra social, fruto do nosso amor pela causa do pobre e necessitado, sem qualquer tipo de discriminação. Os ministérios e Congregações CBSI são lideradas por obreiros altamente qualificados e motivados a servir por amor ao Rei Jesus Cristo. Proclamamos que “Jesus Cristo Reina”, tendo por divisa: “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo…” (Mt. 24.14). Praticamos um Cristianismo com Reserva de Qualidade. Postulamos viver e anunciar o evangelho integral na unidade do Corpo de Cristo, aqui e agora. Tudo isso e muito mais, faz da Igreja Shalom CBSI, uma grande parceira cristã do progresso espiritual, antecipando a pós-modernidade, pela maior glória de Deus. Aleluia! Sem nenhum ufanismo, convidamos você a conhecer o estilo de fé e vida da Comunidade Batista Shalom Internacional.

Depois de tomarmos conhecimento do legado que o Senhor Jesus Cristo nos entregou através destes 25 anos de história da Rede Eclesiástica CBSI, estejamos alertas contra a amnésia espiritual. Não guardemos esse “Testamento” no fundo do baú do esquecimento, para então, voltarmos aos andrajos da velha religiosidade. Nunca, jamais! Temos que assumir nossa postura de herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17). Vamos zelar com santo temor de nosso nome de família espiritual, de nossa árvore genealógica. Entremos na posse dos tesouros, bênçãos, privilégios, responsabilidades e autoridade que o nosso nome de “herdeiros do Reino”  nos traz (Rm 8.37). Vivamos à luz de tal dignidade (1 Ts 5.4-11).  Assim possuiremos a terra prometida e conquistaremos as nações para o Reino de Deus.  Nossa saudação shalomita: Shalom (= Paz, Saúde e Prosperidade).

Até que Ele venha. Amém!

Belo Horizonte, 31 Dezembro 1990.

Ministérios[2][editar | editar código-fonte]

  • Sarça Ardente/Guerreiros de Oração
  • Koinonia/Aliançados pela Unidade
  • KERIGMA/Evangelismo e Missões
  • Didachê/Educação Cristã
  • DiaKonia/Ação Social
  • Mídia CBSI
  • MFF/Ministério Família Feliz
  • JABOQUE/Encontro com Deus
  • CCR Células Caminho do Reino
  • Caminho do Reino/Academia de Líderes
  • MINADES/Finanças e Patrimônio

Conselhos[3][editar | editar código-fonte]

  • CONVADES/Conselho Varões Empreendedores
  • COMFAS/Conselho Mulheres Filhas da Águia
  • CONJUS/Conselho Juventude Shalom
  • CONAS/Conselho Adolescentes Shalom
  • KINGS KID´S/Conselho Crianças do Rei
  • COMUSIS/Conselho de Música & Dança Profética
  • CONPAS/Conselho Político Shalom (Reestruturando)

Órgãos e Programas Gerais[4][editar | editar código-fonte]

  • Órgão de Ação Social - Diaconia FAS/Diaconia Fé Associação Shalom
  • Órgão Missionário - Missão Mimbis/Ministério Missão Basileia Internacional
  • Órgão de Educação Teológica - FATSI/Faculdade Teológica Shalom Internacional
  • Órgão de Comunicação - Basileia Editora Missão e Livraria Gospel

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • «História da Shalom CBSI». shalomcbsi.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016. 
  • «Site da Comunidade Batista Shalom Internacional». shalomcbsi.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016. 
  • «Site da Comunidade Batista Shalom Internacional». shalomcbsi.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016. 
  • «Site da Comunidade Batista Shalom Internacional». shalomcbsi.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016.