Condado de York (New Brunswick)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Condado de York é um território administrativo concelhio por direito próprio, localizado no no centro-oeste da província de New Brunswick, no Canadá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É neste condado com uma área de 8,951.97 km2[1] que se localiza a cidade capital da província de New Brunswick, Fredericton. Fora da área citadina, existem apreciáveis espaços destinados á agricultura e a silvicultura, actividades estas que são as duas principais indústrias do município, que é atravessado pelo Rio Saint John.

O Rio Southwest Miramichi flui através da parte norte desta província.

Em 2011 este condado apresentava uma população de 97,238 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Condado de York foi criado em 1785, após a nomeação do segundo filho do rei George III, o príncipe Frederico (1763-1827), que foi feito duque de York em 1784. Por volta do ano de 1831,[2] a metade superior do território tornou-se tão povoado com novos colonos, aqui chegados devido ao solo rico da região, que foi este território teve de ser separado do Condado de Carleton.[3]

localidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 2006 Statistics Canada Community Profile: York County, New Brunswick
  2. «York County». Where is Home? New Brunswick Communities Past and Present. Provincial Archives of New Brunswick. Consultado em 27 May 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Wright, Esther Clark (1972). «The Distribution». The Loyalists of New Brunswick 2nd. ed. Canada: Moncton Pub. Co. Ltd. p. 197