Confrei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaConfrei
Confrei
Confrei
Classificação científica
Super-reino: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Lamiales
Família: Boraginaceae
Subfamília: Boraginoideae
Género: Symphytum
Espécie: S. officinale
Nome binomial
Symphytum officinale
L.
Symphytum officinale - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-268.jpg

Confrei ou consólida são alguns dos nomes vulgares do Symphytum officinale, uma planta medicinal da família das Boraginaceae.

O Confrei e a Medicina Popular[editar | editar código-fonte]

As folhas do confrei são utilizadas desde a antiguidade na preparação de chás para o tratamento caseiro de doenças gastrintestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e várias outras enfermidades. No entanto, estudos recentes mostram que o uso prolongado da planta pode ser tóxico ao fígado (levando a doença veno-oclusiva hepática e a casos de insuficiência do órgão) e causar o aparecimento de tumores malignos no fígado, nos brônquios e na bexiga, não sendo recomendado o seu uso por via oral.

O Confrei e a Medicina Farmacêutica[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o Confrei (Symphytum officinale) ainda é utilizado na medicina farmacêutica, desta vez, como princípios ativos, por exemplo, extrato de suas raízes Symphytum officinale L. (Boraginaceae), são utilizados para produção de cremes anti-inflamatórios indicado no alívio de algumas dores musculares, dores de articulações, dores ocasionadas em contusões (nesse caso, somente em lesões que não origina um hematoma, sem ruptura da pele) e também nas entorses, tendinites e dores nas costas, pois, como dito anteriomente, esse extrato possui ação anti-inflamatória e analgésica, agindo sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. Por outro lado, esse cremes anti-inflamatórios não deve utilizar em presença de hipersensibilidade (pessoa que tem alergia) ao Confrei (por isso, todo medicamento deve ser indicado por um médico). Um outro cuidado é, que esse medicamentos a base de Confrei, nunca devem ser levados (aplicado) nos olhos, em membranas mucosas (como boca, cavidade nasal e vagina) nem em feridas e escoriações abertas, ou seja, somente sobre a pele intacta.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Symphytum officinale