Copa Argentina de Basquete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Copa Argentina é um torneio de pré-temporada organizado pela Asociación de Clubes de Básquet da Argentina, mesmo organismo que organiza a Liga Nacional (LNB).

O torneio ocorre durante o mês de setembro e participam todas as equipos da Liga A e todas as do Torneo Nacional de Ascenso (TNA), a segunda categoria da LNB. Foram disputadas oito edições da copa e são quatro as equipes que já a venceram: Boca Juniors, cinco vezes, e Regatas de Corrientes, Asociación Deportiva Atenas e Quimsa, uma vez cada.

Formato de disputa[editar | editar código-fonte]

O campeonato é disputado em três fases e um quadrangular final.

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Na primeira fase jogam as dezesseis equipes da liga A contra as dezesseis equipes do TNA de acordo com localização geográfica. Jogam duas partidas, de ida e volta, e o clube que vencer no agregado avança para a fase seguinte (em caso de empate é definido em tempo suplementar). As duas partidas são disputadas no ginásio da equipe do TNA.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Na segunda fase as partidas são disputadas segundo uma chave preestabelecida. São jogadas duas partidas, de ida e volta, e a equipe que vencer no agregado avança à terceira fase (em caso de empate é definido em tempo sumplementar). Quando duas equipes da mesma categoria se enfrentam cada jogo é num ginásio, sendo o primeiro no do pior classificado na última edição da liga; quando a categoria de ambas equipes é diferente a primeira partida é realizada no ginásio da equipe do TNA.

Terceira fase[editar | editar código-fonte]

Na terceira fase os jogos são disputados segundo uma chave sorteada previamente. Jogam partida de ida e volta e a equipe que obtiver vitória no resultado agregado avança para a fase quadrangular final (em caso de empate ocorre um tempo sumplementar). Quando duas equipes da mesma categoria se enfrentam ocorre um jogo em cada ginásio, sendo o primeiro deles no do pior colocado na última edição da liga; quando os times são de categorias diferentes, o jogo ocorre no ginásio da equipe do TNA.

Quadrungular final[editar | editar código-fonte]

As quatro equipes que avançam da terceira fase jogam contra todos os adversários, durante 3 dias consecutivos e o que termina em primeiro lugar na soma de pontos é o campeão da competição.

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ano Sede final Campeão Vice
2002 Mar del Plata Boca Juniors Atenas
2003 Córdova Boca Juniors Atenas
2004 Buenos Aires Boca Juniors River Plate
2005 Buenos Aires Boca Juniors River Plate
2006 Rosário Boca Juniors Club Atlético Peñarol (Mar del Plata)
2007 Monte Hermoso Regatas (Corrientes) Club Atlético Peñarol (Mar del Plata)
2008 Bahía Blanca Atenas (Córdoba) Club Atlético Peñarol (Mar del Plata)
2009 Trelew Quimsa Gimnasia y Esgrima (Comodoro Rivadavia)
2010 Santiago del Estero Peñarol La Unión (Formosa)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página da Associação de Clubes

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.