Corrodiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Corrodianos eram, em essência, pensionistas que viviam em mosteiros ou Conventos . Eles eram geralmente idosos leigos leigos que pagaram ou era patrocinados pela acomodação e pela alimentação pelo resto de suas vidas. [1] [2] Esse pagamento podia ser em dinheiro, mas normalmente se dava através da doação de terras para a abadia em questão. Se fossem homens sem herdeiros, toda a propriedade poderia ser concedida à abadia; do contrário, poderiam "se aposentar" da administração de suas propriedades e deixar isso para seus herdeiros, mas distribuir uma parte que não era obrigatória para a abadia.

Essa era uma maneira das abadias obterem renda, especialmente em seus últimos dias na Inglaterra, quando seus números estavam em declínio, de modo que tinham espaço para acomodar os pensionistas e menos dinheiro vindo de novos entrantes para as ordens.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Gilchrist, Roberta (1995). contemplação e ação; o outro monasticismo. [S.l.]: Leicester University Press, uma marca de Cassell do Orion Publishing Group. ISBN 0-7185-1730-X 
  2. Aposentadoria e aposentados
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.