Cotylolabium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCotylolabium
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Subtribo: Spiranthinae
Género: Cotylolabium
Garay 1982
Espécies
Cotylolabium lutzii
Sinónimos
Não tem

Cotylolabium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi publicado por Garay em Bot. Mus. Leafl. Harvard Univ., 28(4): 307, em 1982. A espécie tipo é o Cotylolabium lutzii (Pabst) Garay, originalmente publicada como Stenorrhynchos lutzii Pabst. O nome do gênero vem do latim cotyla, cavidade, e labium, lábio, em referência à base côncava do labelo de suas flores.[1]

Trata-se de gênero monotípico cujá única espécie, nada vistosa, existe nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Apresenta hábito terrestre, ocorrendo em campos abertos, entre 500 e 1000 metros de altitude.

Sua morfologia lembra muito as espécies do gênero Skeptrostachys, do qual se diferencia pelo fato do rostelo de suas flores não apresentar dentes laterais, o pé da coluna ser desprezível e, aparentemente, não possuir o espessamento das glândulas nectárias no labelo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cotylolabium». World Flora Online. Consultado em 25 de janeiro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.