cpio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

cpio
Extensão do arquivo .cpio
MIME application/x-cpio
Type code public.cpio-archive
Tipo de formato Arquivador de arquivos

cpio é um utilitário geral de arquivador de arquivos e seu formato de arquivo associado. É, primariamente, instalado em sistemas operacionais do tipo Unix. O software utilitário foi originalmente destinado a servir como um programa de arquivamento de fitas como parte do Programmer' Workbench (PWB/UNIX) e tem sido um componente de virtualmente todo sistema operacional Unix lançado depois disso. Seu nome é derivado da frase copy in and out (cópia dentro e fora), em descrição próxima do uso do programa de entrada padrão e saída padrão em sua operação.

Todas as variantes do Unix também suportam outros programas de backup e arquivamento, como tar, que se tornou mais amplamente reconhecido.[1] O uso do cpio pelo RPM Package Manager, no programa initramfs do núcleo do Linux 2.6 e no instalador do Apple Computer (pax), fez do cpio uma importante ferramenta de arquivamento.

Desde a sua concepção original, o cpio e seu formato de arquivo sofreram várias, por vezes incompatíveis, revisões. A mais notável é a mudança, agora uma opção operacional, a partir do uso de um formato binário de meta informações de arquivos de arquivamento para uma representação baseada em ASCII.

História[editar | editar código-fonte]

O cpio apareceu na Versão 7 do Unix como parte do projeto Programmer' Workbench.

Operação e formato de arquivo[editar | editar código-fonte]

cpio foi originalmente projetado para armazenar pacotes de arquivos em um dispositivo de fita de maneira sequencial e contígua. Ele não comprime quaisquer conteúdos, mas os pacotes resultantes frequentemente são comprimidos usando gzip ou outros compressores externos.

Referências

  1. Peek, J; O'Reilly, T; Loukides, M. (1997). Unix Power Tools. [S.l.]: O'Reilly & Associates, Inc. p. 38.13. ISBN 1-565-92260-3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.