Crescimento intra uterino restrito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2011).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Crescimento intra uterino restrito (CIUR), é a definição para o feto que chegou a idade gestacional adequada para o nascimento mas não atingiu seu todo seu potencial de desenvolvimento.

Há vários fatores que acometem a gestação e podem levar a alterações no desenvolvimento embrionário e fetal. CIUR é quando o peso do recém nascido se situa abaixo do perecentil l0 para a idade gestacional. A ultra-sonografia é realizada por muitas razões durante a gravidez. Não sendo possível o tratamento do feto no útero, o parto é antecipado, antes que o quadro se agrave, pois o útero não está favorecendo seu crescimento.

Em caso de CIUR, a gestação pode ser interrompida entre 28 e 34 semanas. Quando o exame de Doppler começar a apresentar centralização (IUC>1) ou diástole zero (sem batimento cardíaco), ou ainda se o volume de líquido amniótico diminuir (ILA,5), deve-se realizar a corticoterapia (administra corticoides) para amadurecer o pulmão fetal e interromper a gestação, pois o feto apresenta boa chance de sobrevivência em UTI neonatal.

No caso de gestações abaixo 28 semanas, é considerado CIUR de aparecimento precoce, principalmente do tipo simétrico, e é muitas vezes relacionado a cromossomopatias e infecções fetais. No caso de cariótipo anormal, indicando anomalia incompatível com a vida, a legislação brasileira não permite a interrupção da gravidez.

Diversos esquemas de tratamento já foram propostos para o crescimento intra-uterino restrito, entre eles repouso absoluto no leito; suplementação dietética; administração intravenosa de glicose; hiperoxigenação materna e; introdução de nutrientes no líquido amniótico.

De todos esses tratamentos, apenas o repouso no leito e a suplementação dietética são utilizados na prática e, mesmo assim, sem resultados satisfatórios.

Há o tratamento administrando Ácido Acetilsalicílico (AAS), pois seus efeitos anticoagulantes, em baixas doses, podem ser úteis para melhorar a perfusão placentária, melhorando dessa forma o fluxo sanguíneo para o feto suprindo suas necessidades nutricionais.