Crioulo da Dominica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crioulo da Dominica (kwéyòl, patwa)
Falado em: Dominica
Total de falantes: 42.600 (1998)[1][2]
Família: Crioulo de base francesa
 Crioulo antilhano
  Crioulo da Dominica
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

O crioulo da Dominica ou crioulo dominiquense é uma língua crioula de base francesa, uma variedade do crioulo antilhano, muito semelhante com o crioulo de Santa Lúcia. Este crioulo é a língua geralmente falada na Dominica.[3] Em 1998, existiam no país cerca 42.600 falantes deste crioulo.[1]

História e características[editar | editar código-fonte]

Esta língua crioula é uma subvariedade do crioulo antilhano, que é falado em outras ilhas das Pequenas Antilhas e está intimamente relacionada com as variedades faladas na Martinica, Santa Lúcia, Guadalupe, Granada e Trinidad e Tobago. A taxa de inteligibilidade com falantes de outras variedades do crioulo antilhano é de quase 100%. Suas características sintáticas, gramaticais e lexicais são praticamente idênticas ao crioulo da Martinica, porém, como o seu homólogo de Santa Lúcia, inclui mais estrangeirismos ingleses do que a variedade da Martinica. As pessoas que falam o crioulo haitiano também pode entender o crioulo da Dominica, embora haja um número de características distintas; eles são mutuamente inteligíveis.

Tal como os outros crioulos do Caribe, o crioulo da Dominica combina sintaxe de origem africana e caribenha com um vocabulário principalmente derivado do francês.

Às vezes, o crioulo da Dominica, o crioulo de Santa Lúcia, o crioulo francês de Granada, o crioulo da Martinica, o crioulo de Guadalupe, o crioulo das Ilhas dos Santos e o crioulo francês de Trinidad e Tobago são considerados uma única língua, o crioulo antilhano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Dominica» (em inglês). Ethnologue. Consultado em 20 de setembro de 2016 
  2. «Saint Lucian Creole French» (em inglês). Ethnologue. Consultado em 20 de fevereiro de 2015 
  3. «The Creole Language of Dominica» (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]