Cristo Redentor (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cristo Redentor (Belo Horizonte)

Praça do Cristo

—  Bairro do Brasil  —
Distritos
Fonte: Não disponível

Cristo Redentor é uma Praça localizada no Bairro Bairro Milionários, região administrativa do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.[1]

A estátua do Cristo foi um marco histórico no Barreiro.

Uma praça em um dos pontos mais altos da região do Barreiro abriga a estátua do cristo Redentor.

Produzida pelo artista João Scuotto e encomendada pelo imigrante italiano Caetano Pirri, a obra tombada como patrimônio histórico da cidade foi instalada em comemoração ao centenário da região.

História[editar | editar código-fonte]

Construído em 1956, no alto do bairro Milionários no Barreiro de Cima, a estátua do Cristo Redentor idealizada pelo imigrante italiano Caetano Pirri e produzida pelo artista João Scuotto é um marco na história do Barreiro. Por sua tradição e ótimo planejamento e localização a obra tombada como patrimônio histórico da cidade em -ano- foi instalada em comemoração ao centenário da região.

Localização[editar | editar código-fonte]

Rua Lalá Fernandes. Bairro Milionários - Belo Horizonte | MG.

O Cristo foi posicionado no eixo de uma praça de 7.056 m2, ou seja, com 84m em cada lado.

A Praça do Cristo Redentor pode ser vista por vários bairros de Belo Horizonte e também por cidades vizinhas, como Contagem, Nova Lima e Ibirité. É um daqueles locais pouco conhecidos pela população belorizontina, mas que é o principal cartão postal do Barreiro.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A estátua tem altura de 11,80 metros, excluindo a base que ocupa uma área de 4m2 acima do alicerce de sustentação de 2,0 m. O comprimento total dos braços é de 13,50 m de uma a outra extremidade, com 1,3 m para cada mão. A cabeça mede 1,80 m. Em sua estrutura o monumento é sustentado por quatro colunas, e os braços por vigas apoiadas em duas cessas colunas. O Cristo foi posicionado no eixo de uma praça de 7.056 m2, ou seja, com 84m em cada lado.


Referências

  1. PORTAL MAIS BARREIRO
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.