Cristo Redentor (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cristo Redentor (Belo Horizonte)

Praça do Cristo

—  Bairro do Brasil  —
Distritos
Fonte: Não disponível

Cristo Redentor é uma Praça localizada no Bairro Bairro Milionários, região administrativa do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.[1]

A estátua do Cristo foi um marco histórico no Barreiro.

Uma praça em um dos pontos mais altos da região do Barreiro abriga a estátua do cristo Redentor.

Produzida pelo artista João Scuotto e encomendada pelo imigrante italiano Caetano Pirri, a obra tombada como patrimônio histórico da cidade foi instalada em comemoração ao centenário da região.

História[editar | editar código-fonte]

Imagem do Cristo.

Construído em 1956, no alto do bairro Milionários no Barreiro de Cima, a estátua do Cristo Redentor idealizada pelo imigrante italiano Caetano Pirri e produzida pelo artista João Scuotto é um marco na história do Barreiro. Por sua tradição e ótimo planejamento e localização a obra tombada como patrimônio histórico da cidade em -ano- foi instalada em comemoração ao centenário da região.

Localização[editar | editar código-fonte]

Rua Lalá Fernandes. Bairro Milionários - Belo Horizonte | MG.

O Cristo foi posicionado no eixo de uma praça de 7.056 m², ou seja, com 84m em cada lado.

A Praça do Cristo Redentor pode ser vista por vários bairros de Belo Horizonte e também por cidades vizinhas, como Contagem, Nova Lima e Ibirité. É um daqueles locais pouco conhecidos pela população belorizontina, mas que é o principal cartão postal do Barreiro.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A estátua tem altura de 11,80 metros, excluindo a base que ocupa uma área de 4m2 acima do alicerce de sustentação de 2,0 m. O comprimento total dos braços é de 13,50 m de uma a outra extremidade, com 1,3 m para cada mão. A cabeça mede 1,80 m. Em sua estrutura o monumento é sustentado por quatro colunas, e os braços por vigas apoiadas em duas cessas colunas. O Cristo foi posicionado no eixo de uma praça de 7.056 m², ou seja, com 84m em cada lado.


Referências

  1. PORTAL MAIS BARREIRO
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.