Cuboku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um cuboku.

Cuboku, Cubo Sudoku ou ainda Cubo Mágico Sudoku é um termo cunhado para indicar um cubo móvel como, por exemplo, e mais comumente, os baseados no Cubo de Rubik, em cujas faces são mostrados, em vez de cores, fragmentos de Sudoku. O objetivo do brinquedo é formar Sudoku autênticos. O brinquedo foi criado em 2006 por Jay Horowitz, em Sebring, Ohio[1].

O Cubo Sudoku é um híbrido entre o Sudoku e o Cubo de Rubik. Tem as características do cubo em sua operação, mas o objetivo é encontrar Sudokus escondidos e também resolvê-los.

Apesar de o número de combinações possíveis para um cubo 3x3x3 ser enorme, conseguir achar um Sudoku por acaso é quase impossível.[carece de fontes?]

Produção[editar | editar código-fonte]

O Cuboku foi inventado pelo veterano fabricante de brinquedos Jay Horowitz depois que ele teve a ideia de combinar Sudoku com Cubo de Rubik. Horowitz já possuía os moldes para a produção de Cubos de Rubik e foi capaz de usá-los para produzir seu novo projeto[2]. A produção em massa é concluída na China pela American Classic Toy Inc, uma empresa pertencente a Horowitz. O produto é vendido nos Estados Unidos, em lojas como a Barnes & Noble e FAO Schwarz. Existem 12 tipos de Cubokus, que diferem em dificuldade e são destinadas a diferentes faixas etárias[3].

Regras do Cuboku[editar | editar código-fonte]

O desenhos das peças do Cubo de Rubik permite girar suas faces sem que o cubo de se desarme, para buscar a solução: que cada face seja da mesma cor. No Cuboku as cores das faces são substituídas por regiões de Sudokus. Se observamos a face superior do Cuboku da imagem deste artigo, veremos que a solução do Cuboku não foi alcançada visto que há números que se repetem na mesma linha ou coluna, ou seja, contra as regras do Sudoku. No caso, o jogador teria que girar, fazendo novas combinações, para tentar encontrar um Sudoku válido, ou seja, para que a face tenha os algarismos de 1 a 9.

Referências

  1. «US toy maker combines Sudoku and Rubik's Cube amid popularity of brain teasers». International Herald Tribune. 17 de fevereiro de 2007. Consultado em 30 de setembro de 2008 
  2. «Veteran toy maker combines Sudoku and Rubik's Cube». Canton Repository. 10 de fevereiro de 2007. Consultado em 20 de setembro de 2008 
  3. Pawlyna, Andrea. «American Classic Toy, Inc». IT Figures. Consultado em 30 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.