Cujubi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCujubi
Red-throated piping guan (Pipile cujubi).JPG
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
Género: Aburria
Espécie: A. cujubi
Nome binomial
Aburria cujubi
Pelzeln, 1858

O cujubi, também cujubi-de-garganta-vermelha, jacu-verdadeiro, cujubi-de-barbela-azul-e-vermelha, cujubim, cajubim, cajubi ou  jacutinga, (Aburria cujubi, sin. Pipile cujubi) é uma ave galiforme da família dos cracídeos, nativa da América do Sul. Tais aves chegam a medir até 74 cm de comprimento, com coloração geral negra e branca, cara nua, topete e barbela característicos. Também são conhecidas pelos nomes de cajubi e cajubim.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:[1]

  • Aburria cujubi cujubi (Pelzeln, 1858) - ocorre na região central e norte da Amazônia brasileira, na região do baixo Rio Madeira até o norte do estado do Pará;
  • Aburria cujubi nattereri (Reichenbach, 1861) - ocorre na região oeste e sul da Amazônia brasileira nos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e sul do estado do Amazonas até o extremo nordeste da Bolívia.

Nomes vernáculos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «cujubi (Aburria cujubi) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 30 de agosto de 2021 
  2. Jolkesky, Marcelo Pinho de Valhery. 2016. Estudo arqueo-ecolinguístico das terras tropicais sul-americanas. Doutorado em Linguística. Universidade de Brasília.
  3. Oliveira, Sanderson Castro Soares de (2014). Contribuições para a reconstrução do Protopáno. Brasília: Universidade de Brasília. (Tese de Doutorado).
  4. Angenot, Geralda de Lima (1997). Fonotática e Fonologia do Lexema Protochapacura. Dissertação do Mestrado, Universidade Federal de Rondônia.