Dalal Achcar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dalal Achcar
Nascimento Rio de Janeiro
Ocupação coreógrafo
Prêmios

Dalal Achcar é uma bailarina brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, aprimorando seus conhecimentos em Paris, Nova Iorque e Londres. Coreógrafa de grandes espetáculos, como do tradicional, e um dos mais montados em todo mundo, o Quebra-Nozes.

Em sua história profissional foi Diretora Artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e duas vezes presidente da então Fundação Theatro Municipal. Fundou ainda a Associação dos Amigos do Theatro Municipal, primeira no país. Dalal Achcar deu ênfase ao trabalho de programa de orientação aos professores e alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro.

Foi ela quem criou o primeiro Curso Superior de Formação de Professores de Dança do Brasil, na Faculdade da Cidade, UniverCidade, no Rio de Janeiro. Incentivadora de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, dos quais alguns nomes reconhecidos hoje, no corpo do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sendo condecorada por Isabel II do Reino Unido com a Ordem do Império Britânico, e pelo Ministro da Cultura da França como Chevalier de L'Ordre des Arts et des Lettres. Pelo Governo do Brasil, foi elevada ao grau de oficial da Ordem de Rio Branco e com a Ordem do Mérito Cultural.[1]

  1. Ministério da Cultura. «Ordem do Mérito Cultural 1995 - 2002». Consultado em 25 de maio de 2008. Arquivado do original em 30 de julho de 2012