Dança das cadeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dança das Cadeiras é uma brincadeira que realiza-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos. Coloca-se uma música animada para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras, quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.[1][2]

dança das cadeiras é um clássico entre as brincadeiras infantis. Muita gente já brincou e muita gente ainda vai brincar.

A dança das cadeiras é a atividade ideal para entreter a criançada em reuniões de família e datas comemorativas como aniversários infantis, dia das crianças, natal, ano novo, dia dos pais e dia das mães. E até os adultos e jovens poderão participar da brincadeira, integrando toda a família.

Esta atividade infantil é recomendada para no mínimo 5 integrantes compostos por crianças que tenham a partir de 4 anos de idade. Para brincar são necessárias cadeiras e rádio. A diversão poderá acontecer dentro de casa, em salão de festas, no quintal, na garagem, no condomínio residencial, no clube, numa chácara, etc.

Dança das Cadeiras é ideal para estimular habilidades e atitudes que são de extrema importância para o crescimento dos pequenos, como por exemplo: a agilidade, a determinação, a atenção, a rapidez, a movimentação, a estratégia, a integração com outras crianças, o ritmo, o respeito e cumprimento de regras, entre muitas outras.

Mas quais são mesmo as regras e recomendações desta brincadeira?

As regras e recomendações são muito fáceis e acima de tudo simples. Confira: prepare as cadeiras umas de costas para as outras ou em círculo (dependo do espaço disponível), sendo que a quantidade de assentos seja inferior ao número de participantes, ou seja, se tiver 10 crianças, terá que disponibilizar apenas 9 cadeiras pra atividade dar certo.

Utilize um aparelho de som e coloque então uma música pra tocar. Enquanto a música estará tocando, todos os participantes irão dançar em volta das cadeiras, com as mãos para trás. Uma pessoa será responsável pra comandar o rádio: em determinado momento da música, ela desligará o rádio e quando a música parar, instantaneamente cada jogador deverá tentar sentar numa cadeira. A criança que não conseguir se sentar, imediatamente sairá do jogo levando com ela mais uma cadeira, e assim sucessivamente.

O ganhador será a criança que conseguir permanecer no jogo até sentar na última cadeira disponível.

Uma dica muito interessante é criar variações que vão dificultando o jogo, como por exemplo, dispor as cadeiras em fileira onde uma fica virada pra um lado e próxima pro outro e assim por diante, entre outras diferentes opções.

Referências

  1. «Dança das Cadeiras». Disciplina - Educação Física. Consultado em 18 de novembro de 2013 
  2. «Dança das Cadeiras». Delas. Consultado em 18 de novembro de 2013 
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Brincadeiras a qualquer hora