David Wilkinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
David Wilkinson
David Wilkinson
Nascimento 5 de janeiro de 1771
Smithfield (Rhode Island)
Morte 3 de fevereiro de 1852 (81 anos)
Caledonia Springs
Cidadania Estados Unidos
Ocupação inventor

David Wilkinson (Smithfield, Rhode Island, 5 de janeiro de 17713 de fevereiro de 1852)[1] foi um engenheiro mecânico estadunidense, que inventou um torno mecânico para usinagem de roscas de parafusos, extremamente importante no desenvolvimento da indústria de máquinas ferramentas no início do século XIX.

Carreira industrial[editar | editar código-fonte]

In 1790 Samuel Slater e seus parceiros estavam interessados em construir uma fábrica de fiação têxtil em Pawtucket, procurando a assistência de David Wilkinson e seu pai Oziel, a fim de produzir a maquinaria necessária. Eles produziram peças forjadas e fundidas de ferro para as máquinas de cardar e fiar de Slater.

O torno de David Wilkinson é frequentemente comparado com o de Henry Maudslay, que acredita-se ter sido inventado poucos anos antes do de Wilkinson. O torno de Maudslay possibilitava a troca de engrenagens, que permitiu usinar roscas de diferentes passos, sendo o de Wilkinson com engrenagens fixas, permitindo a usinagem de roscas de passo fixo. Mas o torno de Wilkinson possibilitava maior força de usinagem.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]