DeWitt Clinton (locomotiva)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
DeWitt Clinton
DeWitt Clinton (locomotiva)
Descrição
Propulsão Vapor
Classificação Whyte 0-4-0
Características
Operação
Ferrovias Originais Mohawk & Hudson Railroad
Local de operação  Estados Unidos
Ano da entrada em serviço 1831
Situação Desmanchada

A DeWitt Clinton da Mohawk & Hudson Railroad (M&H) foi a primeira locomotiva a vapor a operar no Estado de Nova Iorque e a quarta construída para serviços nos Estados Unidos.

A locomotiva iniciou suas operações em 1831, e foi homenageada como o nome de DeWitt Clinton o governador do estado de Nova Iorque que foi responsável pela realização da obra do Canal de Erie, que faleceu em 1828. Partes do motor a vapor da locomotiva foram fundidos na empresa West Point Foundry em Cold Spring, a DeWitt Clinton realizou a sua primeira viagem de Albany para Schenectady um percurso de 25,7 km (16,0 mi). Os vagões puxados pela locomotiva eram semelhantes às antigas diligências.

A locomotiva foi desmanchada em 1833, a ferrovia M&H tornou-se parte do sistema da New York Central Railroad (NYC) em 1853. A nova ferrovia construiu uma réplica em escala operacional da DeWitt Clinton com três vagões para a exposição de Columbian de 1893, esta reprodução da locomotiva serviu como material de promoção da ferrovia em várias outras locações até ser adquirida por Henry Ford em 1934 com a condição de que teria que realizar viagens periódicas em feiras e exposições em nome da NYCR.[1] Ela está em exposição hoje no Museu Henry Ford em Dearborn Michigan.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre DeWitt Clinton (locomotiva)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre locomotiva a vapor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.