Dea Loher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Junho de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dea Loher
Nascimento 20 de abril de 1964 (55 anos)
Traunstein, Alta Baviera
Nacionalidade alemã
Alma mater Universidade de Munique
Escola Superior de Artes de Berlim
Ocupação Dramaturga

Dea Loher (Traunstein, Alta Baviera, 20 de abril de 1964) é uma dramaturga do Thalia Theatre, de Hamburgo, na Alemanha. Estudou filosofia na Universidade de Munique e dramaturgia na Escola Superior de Artes de Berlim. Escreveu A Vida na Praça Roosevelt e Inocência, consideradas obras-primas da dramaturgia atual.

Seu primeiro texto data de 1990, ano em que recebeu o prêmio de dramaturgia do Teatro Hamburger Volksbühne. Recebeu, ainda, em 1993, o Playwrights Award do Royal Court Theatre, de Londres, para o monólogo O Espaço de Olga, bem como o prêmio de incentivo do Goethe-Institut para Tatuagem e o prêmio da fundação Frankfurter Autorenstifung. Em 1994, foi eleita pela revista Theatre Heute a melhor dramaturga da nova geração. Traduzida em diversos idiomas, recebeu também, em 2006, pelo conjunto de sua obra, o prêmio Bertold Brecht de dramaturgia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Dea Loher nasceu Andrea Beate Loher em 1964 em Traunstein, Alemanha. Ela inicialmente usou o primeiro nome Dea como um pseudônimo, mas eventualmente mudou seu nome oficialmente para Dea. Ela estudou literatura alemã e filosofia na Universidade Ludwig Maximilian de Munique. Ela então passou um ano no Brasil. Em 1990, ela começou a estudar escrita criativa para o teatro com Heiner Müller e Yaak Karsunke, da Universidade de Berlim.[1] Suas primeiras peças estrearam no início dos anos 90, e ela ganhou reconhecimento como uma das mais importantes jovens dramaturgas do seu tempo na Alemanha.[2]

Referências

  1. Dea Loher. AO International. Retrieved 18 March 2014 from http://www.aoiagency.com/2010/07/dea-loher/ Arquivado em 19 de março de 2014, no Wayback Machine.
  2. Dea Loher (Germany). internationales literaturfestival berlin Retrieved 18 March 2014 from http://www.literaturfestival.com/participants/authors/2010/dea-loher
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.