Delta do Rio das Pérolas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Divisões administrativas da região.

O Delta do Rio das Pérolas (珠江三角洲) é um delta de rio e estuário no centro da Cantão, no sul da China. É formado por numerosos rios, e o rio das Pérolas é ele próprio parte do delta.

A região do delta do rio das Pérolas inclui as cidades de Cantão, a capital provincial, e Shenzhen na fronteira com Hong Kong, que foi uma das primeiras áreas da China comunista a abrir-se ao comércio exterior, em grande medida na década de 1980. Hong Kong, no sul do delta, não pertence à planície deltaica e tem um estatuto político particular; esta cidade tem um papel chave na economia regional.

O delta é uma das regiões mais desenvolvidas da China continental, com o delta do Yangtzé e a região de Pequim. Tem uma forte indústria de exportação. Na frente económica, formou-se um «grande delta do rio das Pérolas», que ultrapassa os limites físicos do delta, para incluir as periferias próximas. Reagrupa Hong Kong e Macau, bem como as prefeituras de Guangzhou, Shenzhen Dongguan, Foshan, Zhongshan, Zhuhai e Jiangmen, e parte das de Huizhou e Zhaoqing. Esta área abarca aproximadamente 43000 km² e tem cerca de 50 milhões de habitantes.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «The Greater Pearl River Delta». Consultado em 16 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 8 de março de 2010