Demospongiae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDesmospongiae
Ocorrência: Cambriano - Recente
Demosponjas e algas vermelhas
Demosponjas e algas vermelhas
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Porifera
Classe: Demospongiae
Sollas, 1885
Subclasses
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Demospongiae

Desmospongiae (do grego demos, povo + spongos, esponja) é uma classe do filo Porifera que inclui a maior variedade das esponjas modernas. Diferenciam-se por possuirem um esqueleto de fibras de espongina, uma substância exclusiva destes animais.

Todas as Demospongiae são leuconóides e a maioria é irregular, mas existem todos os tipos de padrões de crescimento. Algumas são incrustantes, outras têm um aspecto de ramificações ascendentes ou plataformas irregulares e outras ainda têm formas de cordão ou são foliáceas.

São encontradas em ambientes marinhos desde a zona de maré até profundidades de cerca de 9 000 m, assim como em ambientes transicionais e aquáticos de águas doces.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A classificação do grupo a nível de ordem é baseada na composição do esqueleto, forma e comportamento das espículas, se fusionadas ou não.

Hooper e van Soest descreverem a seguinte classificação das demosponjas (a nível de ordem) [1]:

Referências

  1. HOOPER, J. N. A.; van SOEST, R. W. M.. (2002). Class Demospongiae Sollas, 1885, Systema Porifera. A guide to the classification of sponges. New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow: Kluwer Academic/Plenum Publishers.
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.