Desaminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3). Este processo ocorre na mitocôndria hepática.

Desaminação oxidativa do glutamato (Glu) vista através de projeções de Fischer, à esquerda, e no modelo poligonal,[1] à direita. A reação é catalizada pela glutamato desidrogenase, resultando em produtos como o alfacetoglutarato (AKG) e amônia. A reação é reversível in vivo, com redução do NAD+ (ou NADP+), produzindo NADH (ou NADPH).)

É um processo que também ocorre a nível das bactérias gram (-) Campylobacter Jejuni, para obtenção da sua energia, visto que estas não fermentam nem oxidam carbohidratos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Referências

  1. Bonafe, C. F. S.; Bispo, J. A. C.; de Jesus, M. B. (2018). The Polygonal Model: A Simple Representation of Biomolecules as a Tool for Teaching Metabolism. Biochemistry and Molecular Biology Education. 46: 66-75. DOI - 10.1002/bmb.21093.
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.