Dia do Amigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dia do amigo)
Ir para: navegação, pesquisa

O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai ,Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.[1][2]

Origem[editar | editar código-fonte]

Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.

Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".[3]

Resolução das Nações Unidas[editar | editar código-fonte]

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade.[1] A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, apesar de não ser instituído por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril.[4] No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados[5][6] e municípios.[7][8].

Referências

  1. a b Resolução A/65/L.72 da Assembleia Geral das Nações Unidas
  2. ONU. «International Day of Friendship - 30 July». Consultado em 18 fev. 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. «Gran polémica gran: proponen adelantar el Día del Amigo en homenaje al Negro Fontanarrosa». MinutoUno 
  4. BRASIL, Câmara dos Deputados. Datas Comemorativas. Março de 2003.
  5. SÃO PAULO (estado). Lei Nº 10.232, de 12 de Março de 1999.
  6. RIO DE JANEIRO (estado). Lei nº 5287, de 09 de julho de 2008.
  7. BELO HORIZONTE. Lei Nº 7626 de 15 de dezembro de 1998
  8. CUIABÁ (município) (11 de Fevereiro de 2005). «Art. 2 da Lei 4551/04, Cuiabá».