Diana Russell, Condessa de Bradford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Diana Russell
Senhora Newport de High Ercall
Viscondessa Newport de Bradford
Retrato por Peter Lely.
Condessa de Bradford
Reinado 11 de maio de 169430 de janeiro de 1695
Antecessor(a) Rachel Levenson (como baronesa)
Sucessor(a) Mary Wilbraham
 
Cônjuge Francis Newport, 1.° Conde de Bradford
Descendência Diana Newport
Katherine Newport
Richard Newport, 2.° Conde de Bradford
Thomas Newport, 1.° Barão Torrington
Casa Russell (por nascimento)
Newport (por casamento)
Nascimento 1624
Morte 30 de janeiro de 1695 (71 anos)
Enterro Chenies, Buckinghamshire, Inglaterra
  4 de fevereiro de 1695
Pai Francis Russell, 4.° Conde de Bedford
Mãe Catherine Brydges

Diana Russell (c. 162430 de janeiro de 1695)[1] foi uma nobre britânica. Ela foi viscondessa e condessa de Bradford pelo seu casamento com Francis Newport, 1.° Conde de Bradford.

Família[editar | editar código-fonte]

Diana foi a quarta filha, oitava e última criança nascida de Francis Russell, 4.° Conde de Bedford e de Catherine Brydges. Seus avós paternos eram William Russell, 1.° Barão Russell de Thornhaugh e Elizabeth Long. Seus avós maternos eram Giles Brydges, 3.° Barão Chandos de Sudeley e Frances Cliton, filha de Edward Clinton, 1.° Conde de Lincoln.

Ela teve sete irmãos mais velhos, que eram: Edward, marido de Penelope Hill; Margaret, casada primeiro com James Hay, 2.° Conde de Carlisle e depois com Edward Montagu, 2.° Conde de Manchester; Francis; John, coronel de Grenadier Guards; William Russell, 1.° Duque de Bedford, marido de Anne Carr; Catherine, esposa de Robert Greville, 2.° Barão Brooke, e Anne, esposa de George Digby, 2.° Conde de Bristol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 28 de abril de 1642, com cerca de dezoito anos de idade, Diana casou-se com Francis Newport, na igreja de St Giles in the Fields no bairro londrino de Camden. Ele era filho de Richard Newport, 1.° Barão Newport e de Rachel Levenson.

Em 8 de fevereiro de 1650 em 1651, Diana recebeu o título de senhora Newport de High Ercall, uma vila do condado de Shropshire. Mais tarde, tornou-se viscondessa Newport de Bradford em 11 de março de 1675, e finalmente, condessa de Bradford, também em Shropshire, em 11 de maio de 1694.

A condessa faleceu em 30 de janeiro de 1695, por volta dos 71 anos de idade. Ela foi sepultada em Chenies, em Buckinghamshire.

Descendência[editar | editar código-fonte]

O conde e a condessa tiveram quatro filhos:

  • Diana Newport, esposa de Thomas Howard, filho do dramaturgo, Robert Howard, um bisneto do poeta Henry Howard. Teve apenas uma filha, Diana Howard, esposa de Edward Ward, 8.° Senhor Dudley;
  • Katherine Newport, esposa de Henry Herbert, 4.° Barão Herbert de Chirbury. Sem descendência;
  • Richard Newport, 2.° Conde de Bradford (3 de setembro de 1644 - 14 de junho de 1723), sucessor do pai. Foi casado com Mary Wilbraham, com quem teve seis filhos;
  • Thomas Newport, 1.° Barão Torrington (1654/55 - 27 de maio de 1719), foi casado três vezes. Sem descendência.

Referências