Diocese de Helsinque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo(a) a diocese luterana da Igreja da Finlândia, veja Diocese luterana de Helsinque.
Diocese de Helsinque
Diœcesis Helsinkiensis
Localização
País  Finlândia
Arquidiocese metropolitana Circunscrição eclesiástica imediatamente sujeita à Santa Sé
Estatísticas
População 5 401 267
Área 338 145 km²
Informação
Rito Latino
Criação da diocese 8 de junho de 1920
Catedral Catedral de Santo Henrique
Padroeiro(a) Santo Henrique
Governo da diocese
Bispo Dom Teemu Sippo, S.C.I.
Jurisdição Diocese
Página oficial katolinen.fi

A Diocese de Helsinque é uma diocese do rito latino da Igreja Católica, baseada em Helsinque, que compreende a totalidade da Finlândia. A diocese está dividida em sete paróquias, incluindo Oulu, que cobre quase toda a parte norte do país.

O atual bispo católico de Helsinque é Teemu Sippo, SCI, o primeiro finlandês a ocupar o cargo desde o seu restabelecimento após a Reforma (os bispos anteriores incluíam três holandeses]] e um polonês).

História[editar | editar código-fonte]

Em 1550, o episcopado do último bispo de Åbo terminou. Posteriormente, o luteranismo prevaleceu na Finlândia. A Reforma Protestante no século XVI causou a perda de quase todo o norte da Europa para a Igreja Católica. Em 1582 os católicos vagantes na Finlândia e em outros países do norte da Europa foram colocados sob a jurisdição de um núncio apostólico, em Colônia. A Congregação para a Evangelização dos Povos, em sua criação, em 1622, assumiu o comando do vasto campo missionário, que - em sua terceira sessão - era dividido entre o núncio de Bruxelas (para os católicos na Dinamarca e na Noruega ), o de Colônia (no norte da Alemanha) e o núncio da Polônia (Finlândia, Mecklenburgo, e Suécia).

Em 1688, a Finlândia tornou-se parte do Vicariato Apostólico da Alemanha Setentrional. Em 1783 o Vicariato Apostólico da Suécia foi criado a partir de partes das Missões nórdicas, compreendendo então Finlândia e Suécia. Em 1809, quando a Finlândia ficou sob o domínio russo, a jurisdição católica foi passada para a Arquidiocese Metropolitana de Mohilev (hoje, São Petersburgo). Em 1920, o Vaticano estabeleceu o Vicariato Apostólico da Finlândia, que foi alterado para Diocese de Helsinque, em 1955.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]