Diogo da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Diogo da Silva, veja Diogo da Silva (desambiguação).
Retrato de D. Diogo da Silva na Galeria dos Arcebispos de Braga

Diogo da Silva foi um clérigo português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

D. Frei Diogo da Silva foi o primeiro inquisidor-mor do Reino de Portugal.[1] Nomeou um conselho para o coadjuvar, composto por quatro membros. Este Conselho, do Santo Ofício de 1536 foi a pré-figuração do Conselho Geral do Santo Ofício criado pelo cardeal D. Henrique em 1569 e que teve regimento em 1570. Entre as suas competências, salienta-se: a visita aos tribunais dos distritos inquisitoriais para verificar a actuação dos inquisidores, promotores e funcionários subalternos, o cumprimento das ordens, a situação dos cárceres. Competia-lhe a apreciação e despacho às diligências dos habilitados a ministros e familiares do Santo Ofício, julgar a apelação das sentenças proferidas pelos tribunais de distrito, a concessão de perdão e a comutação de penas, a censura literária para impedir que entrassem no país livros heréticos; a publicação de índices expurgatórios; as licenças para impressão.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Sobre este Conselho Geral do Santo Ofício em Portugal, pode-se ler ainda: 1 - FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias - "Ministros do Conselho Geral do Santo Ofício", Memória 1. Lisboa: ANTT, 1989, pp. 101-163. 2 - MONTEIRO, Fr. Pedro - "Catálogo dos deputados do Conselho Geral da Santa Inquisição", a Colheita de documentos, estatutos e memórias da Academia Real da História Portuguesa, vol. I. Lisboa: Pascoal da Sylva, 1721.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gonzaga, João Berbnardino (1993) - A inquisição em seu mundo
  • Herculano, Alexandre - Historia da Inquisicao em Portugal
  • Saraiva, António Jose (2001) -The Marrano Factory: The Portuguese Inquisition and Its New Christians 1536-1765 , BRILL