Discussão:Acordeão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

=Um pequeno problema[editar código-fonte]

gostaria de expor que Gonçalo Pescada(sob o nome de usuário Djmaroco ) tentou se autopromover várias vezes no artigo, adicionando seu próprio nome na seção "Acordeonistas Notáveis".

Gonçalo Pescada realmente já fez e, acredito eu, faz muitos shows, apresentações e afins, e inclusive possui um website, porém, mesmo que possa ser considerado notável, é impróprio que ele mesmo adicione o próprio nome na seção. Sei que Djmaroco realmente é gonçalo pescada porque ele já fez outras alterações da mesma natureza sob o nome não registrado de Djmarrocos( http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Djmarrocos ) e na discussão do usuário consta uma nota sobre a criação de um artigo sobre gonçalo pescada copiando o conteúdo do website do tal.

Gostaria de opiniões e/ou soluções para o problema, pois já se torna algo constante e quero resolver de forma democrática se seria correto adicionar o tal nome ou não. o comentário precedente não foi assinado por Guilhermebozo (discussão • contrib.) 09h42min de 27 de Janeiro de 2008

Eu não sou Gonçalo Pescada mas sim aluno dele, nao meti ai o meu nome Nelson Nunes, mas sou acordeonista é ja ganhei o 1º premio no concurso das escolas de musica do algarve, e nao coloquei o meu nome mas sim o do meu professor, porque ele sim e um acordeonista notavel, pelos seus feitos. Nelson Nunes o comentário precedente não foi assinado por Djmaroco (discussão • contrib.) 23h09min de 29 de Janeiro de 2008
Neste caso, embora ainda haja algo de "errado", as normas da Wikipédia não prevêem este caso, portanto, esclarecido o caso, por mim está encerrada a discussão

Peço desculpas por eventuais ataques pessoais ou inconveniências e por minha precipitação =) Guilhermebozo.o comentário precedente não foi assinado por 201.42.147.214 (discussão • contrib.) 16h57min de 30 de Janeiro de 2008

A sanfona e a cultura brasileira[editar código-fonte]

A importância da sanfona (acordeão) para a cultura nordestina é muito grande para que o nome sanfona fique restrito a uma refência de rodapé. A sanfona é o principal instrumento do mais popular estilo musical do Nordeste, o forró, além de vários outros estilos (xote, baião, etc). Este artigo tem um ponto de vista exageradamente europeu e erudito, e desmerece a cultura popular brasileira.

--##--

Amigo, o nome oficial do instrumento é Acordeão(inclusive no Brasil), vou tentar explicar sucintamente aqui o motivo, se alguém tiver o bom coração de wikificar o texto e inseri-lo no artigo de forma pertinente, ficaria muito grato =D .


Os principais nomes dados ao acordeão de piano no Brasil são:


-Acordeon -> Vem do nome do instrumento em francês (accordéon) ou em espanhol (acordéon), não pode ser utilizado porque termina em N, pouquíssimas palavras na língua portuguesa levam como última letra o N, o nome desse instrumento não é uma delas.


-Acordeom -> Aportuguesamento bem-sucedido da pronúncia francesa ou espanhola, não está errada por vias gramaticais, mas eu a considero fonéticamente "feia"( o OM não me soa bem =) ), é uma das versões menos usadas da palavra e é utilizada majoritariamente no Brasil.


-Sanfona -> Essa variante partiu de uma confusão ocorrida no nordeste do Brasil. Sanfona na verdade é o nome de um outro instrumento, muito parecido com o violino ou a rabeca. É uma das versões mais conhecidas popularmente; por "maioria de votos", é bem aceita entre músicos e leigos, embora esteja comprovadamente errada por se tratar de outro instrumento. Não pode ser utilizada na wikipédia por se tratar de um vocábulo (até onde sei; me corrijam os portugueses, angolanos e etc. se eu estiver errado) majoritariamete presente do português brasileiro. Ver Sanfona.


-Gaita -> Um caso muito parecido com o anterior. Gaita é oficialmente o nome "gaita-de-boca" ou "Harmônica", muito usada no Blues, é o nome dado ao instrumento principalmente no Sul do Brasil e em Cabo Verde. Ver Harmônica.


-Concertina -> é o nome de um instrumento muito parecido com o acordeão(é muitas vezes considerado um outro tipo de acordeão, o acordeão diatônico), mas se trata de um instrumento de forma geralmente hexagonal, em duas partes móveis, com botões dos dois lados. Ver Concertina. Não confundir Concertina com Bandoneon.


-Acordeão -> É mais um aportuguesamento bem-sucedido da palavra francesa ou espanhola. É a versão academicamente mais aceita, sendo utilizada em livros especializados, maioria dos cursos reconhecidos pelo MEC e aceito (até onde sei) em todos os países lusófonos. Partindo da internacionalidade da wikipédia, seria a forma mais adequada para se referir ao instrumento no artigo. Embora o Brasil tenha um peso considerável na wikipédia lusófona, deve-se respeitar os outros países e suas variantes da língua.


Se quiser colocar a nota de rodapé em um local que considere mais conveniente, fique à vontade, só não vá substituir todo "acordeão" que houver no artigo por "sanfona" isso não seria nada correto.

Espero ter conseguido explicar tudo direitinho =D Abraços!

Brasileiro e Acordeonista, Guilherme C. Bertonzzin -- Guilhermebozo (discussão) 19h44min de 21 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

O gaiteiro (tocador de gaita galega) Carlos Núñez veio ao Brasil e deu palestras sobre os instrumentos usados ao longo do tempo, tanto na Europa como na América. A pesquisa que ele fez levou-o a seguinte conclusão: sanfona (a original) e gaita (a de fole) estiveram muito tempo no cotidiano brasileiro e o acordeão substituiu ambos instrumentos nas melodias executadas no Brasil e assim criou-se as denominações correspondentes (sanfona ao nordeste do Brasil e gaita ao sul do país, cada qual onde o respectivo instrumento tinha maior popularidade). Vitorvec (discussão) 18h45min de 13 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Quim Barreiros[editar código-fonte]

Acho que é dos mas notáveis em Portugal. E será que podiam fazer uma secção sobre o instrumento em Portugal, tal como fizeram sobre o Brasil? Eu própria o faria se tivesse mais conhecimento, mas infelizmente não é a minha área.

Ele usa o acordeão em palco mas não toca nada, o instrumento dele é a concertina!

Autopromoção[editar código-fonte]

Tenho reparado que têm aparecido nomes de novos acordeonistas na secção de Acordeonistas notáveis de Portugal. Só que infelizmente noto que existe ali Autopromoção. Tive a fazer uma pesquisa sobre esses acordeonistas e não encontrei coisas muito relevantes para terem o nome deles aqui. E se eles têm o direito de ter o nome deles aqui a muitas pessoas que têm o mesmo direito. Por isso agradecia que todos os nomes que fossem colocados ali fossem analizados pelos outros utilizadores. Cumprimentos a todos. o comentário precedente não foi assinado por Djmaroco (discussão • contrib.) tony :: jeff ¿ 19h57min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Poderia, por favor, indicar quais nomes acredita não terem relevância suficiente para aqui constarem? Obrigado. --tony :: jeff ¿ 19h57min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Correção na tabela dos baixos[editar código-fonte]

Amigo que fez esse texto do acordeão, gostei bastante de várias coisas que li. Aprendi muito. Só tenho uma pequena correção a fazer sobre a tabela dos baixos do acordeão.

Na ordem em que a tabela foi montada, o botão que viria primeiro é o contra-baixo maior (a 3a (terça) maior da tonalidade daquela fileira), e não a fundamental, como está escrito.

No de 120 baixos, por ex., está escrito: - baixo fundamental, contra-baixos maiores, acordes maiores, acordes menores, acordes de sétima dominante, acordes de sétima diminuto

e a ordem correta é: - contra-baixos maiores, baixo fundamental, acordes maiores, acordes menores, acordes de sétima dominante, acordes de sétima diminuto


Espero ter ajudado, Ricardo Pesce

Que sentido há em a wikipedia explicar, já, lá, na abertura do artigo, a origem do termo "sanfona" (e não o do termo "gaita", por exemplo), se já se sabe (e está comprovado) que sanfona é um outro instrumento, ao contrário da gaita ou acordeon, de cordas ? E a própria wikipedia tem um artigo sobre isto, quero dizer, sobre a "sanfona"? Então, ou vocês colocam a origem da palavra gaita, aqui, também, ou tiram a da sanfona e a ponham lá onde se fala sobre sanfona e não sobre gaita ou acordeão. Mais: ao contrário do que diz o artigo - que, então, e, salvo melhor juízo, deve ser corrigido - com a palavra gaita, definitivamente, não se trata do mesmo "erro" ou "engano" do que com a palavra "sanfona". A gaita não é um "outro" instrumento. É o mesmo. E poderia ou talvez até devesse estar encabeçando, abrindo, o artigo, tanto que, não apenas no Sul do Brasil, de colonização portuguesa e, principalmente, açoriana tardia, mas, também, nos dicionários centenários de Portugal, na Europa, ou na própria África, gaita é "um instrumento composto de palhetas metálicas que entram em vibração por meio de um fole" (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Quando não é assim, como no caso das gaitas "de boca", é preciso que se acrescente esta, sim, diferenciação, "de boca", para que se saiba que não se trata da gaita convencional, que todo mundo conhece, e, sim, de uma especial, diferente, portátil, "de boca". Esta veio daquela e não vice-versa. Isto é claro como água. Mas o artigo insinua o contrário. Como se o jeito de falar dos gaúchos - e certamente de outros lugares do Brasil - por exemplo, em vez de espelhar a forma mais original e portuguesa de falar, não tão modificada pela secular ação de outras culturas, simplesmente falassem "errado" ou tivessem, também, se enganado e tudo que remetesse a outras raízes estivesse simplesmente errado.