Discussão:Agostinho Neto/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Indignação

É notório que o último parágrafo foi acrescentado á má fé. Não me parece que seja este o espírito da Wikipédia cujos textos devem ser imparciais sem juízos de valor. Solicito pois, a quem tenha poderes para tal, que edite o parágrafo referido. Agostinho Neto foi o primeiro presidente de Angola e devemos-lhe o respeito que merece por ter levado este país africano á independência.

[Mas a mulher dele também é mulata ou branca... sei lá]


O que eu sei é que você acrescentou o último parágrafo [que coloquei entre parentesis] ao meu texto e isso é absolutamente inaceitável. Tenha cuidado, pois sabemos bem a quem pertence o nº de identificação 66.110.124.210. Aqui ninguém é anónimo.

Resepite as opiniões alheias.

Respeite os leitores e os comentários individuais.

por confusões como esta é que o Wikipedia é um local pouco fidedigno para obter informação isenta. Quem foi o "alto cérebro " que resolveu dizer coisas absurdas sobre o conflito Viriato/Agostinho Neto? Na realidade o Maoista era o Viriato, e a prova disso é que ele exilou-se ( ou foi exilado) na China onde veio a morrer.

Mudando de assunto, deixo a pergunta: como é possível gastar mais palavras com o simples facto de ser casado com uma branca (e não ser racista) e outras tantas com os conflitos com o Viriato da Cruz e por isso praticamente não mencionar Neto como uma grande Poeta? Na realidade, a sua Poesia é tão importante para a cultura Angolana ( muito para além de uma poesia meramente nacionalista) que devia ser a segunda coisa sobre ele mencionada, logo a seguir a ter sido o primeiro presidente.

Mas há pessoas que vem aqui para espalhar confusão e maldicencia. Quando o que se pretendia era um espirito enciclopédico.

Como voces não viveram a independência de angola podem dizer isso á vontade, eu li o artigo e concordo com tudo, exepto as partes sobre ele e Viriato da Cruz, isso eu não sei, mas sei que ele fez muitas das coisas que falam neste artigo, nomeadamente sobre não ter aceitado nem brancos nem mulatos, uma vez que ainda hoje ainda existe esse racismo.

O último parágrafo só pode ser da autoria de um canalha. Eu sou português; vivi em Angola de 1970 a 1987; as afirmações contidas no último parágrafo são de alguém que não merece pertencer ao Mundo de Neto.

resposta - "E ainda bem que não pertenço ao mundo de Neto se não coitado de mim...."

A MENTIRA[editar código-fonte]

Vai-te catar pá. Agostinho Neto defendeu a pluriracialidade, Defendia que ser africano era nascer em africa, defendia que africa não se define pela cor da pele mas sim por quem tem africa no coração. Vesse logo que tu é que és o racista e que cavaste de angola com o rabinho entre as pernas.

Em angola à muitos africanos brancos e em cargos de poder, sem falar nas artes e outras áreas sociais e culturais em Angola.

O texto anterior e o novo[editar código-fonte]

Estudo atualmente essa ilustre personagem da história política e literária de Angola e, devido a isso, tenho em minhas fontes diversos estudos, trabalhos, biografias etc, a respeito de Agostinho Neto. No entato, visitei o Wikipédia para tentar descobrir exatamente qual era a extensão de sua produção literária, uma vez que não conheço todas as suas obras, e eis que o que encontro é um verdadeiro absurdo: uma difamação sem mesura dessa figura tão importante não apenas para a história de Angola, mas sim para a História da Humanidade.

Peço a todos que leram aqueles absurdos escritos anteriormente, para que leiam essa biografia que selecionei do site do MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola), bem como um comentário selecionado de um excelente trabalho de Fernando A. A. Mourão. Destarte, os companheiros interessados nas obras e nas realizações do ex-presidente angolano Agostinho Neto, poderão ter um vislumbre (ainda que sucinto) imensamente mais condizente com sua figura e sua postura sócio-político-cultural, do que as difamações anteriormente expostas.

Agradeço a todos os leitores e um abraço àqueles que admiram essa insigne figura.

Não copie texto de site externo. Fernando A. A. Mourão. não deve ter sido consultado se concordava em ceder seu texto para a Wiki sob GFDL. Edite o atual texto existente. Obrigado e boas edições.--OS2Warp msg 19:36, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Eliminei texto polêmico sobre Agostinho Neto. O artigo é apenas um esboço e qualquer um poderá editar para melhorar o artigo. Obrigado e boas edições a todos.--OS2Warp msg 16:11, 25 Janeiro 2007 (UTC)

A necessidade de uma biografia sem "partidos"[editar código-fonte]

Retirei a referência ao eventual assassinato de um opositor pois. para além de tornar o artigo parcial(por inaceitável para quem defenda Ag. Neto), não tem qualquer referência a fontes que o comprovem. Assim fica um escoço aguardando por quem o complete, sempre com a preocupação de não tornar esta uma biografia politizada, o que não interessará a ninguém. António 20:05, 25 Janeiro 2007 (UTC)

A Neto não foi assassinado, morreu do coração numa intervenção cirúrgica ao fígado.

Atrocidades de Neto[editar código-fonte]

Só um cego ou um ignorante é que mostra um ditador, um tirano como Agostinho Neto, como um herói, que importa ter sido um grande poeta ou o primeiro Presidente da Republica de Angola, o que não nos podemos esquecer é das atrocidade cometidas na sua governação, o que se está a fazer aqui é propaganda, um autêntico culto da personalidade a um homem que deveria ser comparado a tiranos como Estalin, Hitler, Mao Tse Tung......

Só um Cego ou Ignorante como tu é que fala dessa maneira do que não sabe

Forma de Apresentar o Artigo[editar código-fonte]

Independentemente das acções de qualquer das individualidades referidas no artigo, discordo por absoluto da forma como o artigo está apresentado, pois não me parece apropriado atribuir caracteristicas morais subjectivas, mascarando assim uma fidedigna apresentação de factos. Por exemplo: Estaline, sendo monstro ou não para o seu povo, não é informação de enciclopédia. A étnia da esposa de Neto também nada interessa aos utilizadores.

(Não interessa aos utilizadores? Não interessa é a si, mas às pessoas que se querem informar interessa. Bando de ignorantes...)

Sugiro uma alteração de fundo a este artigo!

Como a maioria dos cidadãos portugueses, minimamente informados, sabe, Maria Eugénia Neto nasceu em Portugal, Chaves, e casou com Agostinho Neto em 1958, no mesmo dia em que este terminou o Curso de Medicina, deportado então na dita "Metrópole" ( Com quem viveu até aos últimos momentos da sua vida. Do seu casamente nasceram três filhos, duas meninas e um rapaz, todos vivos. Cidadã portuguesa, por nascimento, Maria Eugénia tem a nacionalidade angolana,atribuída naturalmente pelo Estado Angolano, onde vive, em Luanda, salvo erro no Bairro de Miramar. Se me permitem, a minha profunda admiração por essa "Mulher" extraordinária, advém-me das suas qualidades de mulher, mãe, cidadã activa, sem esquecer a jovem burguesa e "branca" que aceita unir o seu destino ao de um homem "negro" rotulado de "Terrorista" pelos senhores da então Potência colonizadora.

D.C.

É óbvio que quem controla este artigo e toda a sua informação são os canalhas dos comunistas, os canalhas dos comunistas do MPLA. E é óbvio que este artigo independentemente do que se escreva nunca à de estar em condições porque é constantemente censurado por um bando de canalhas do MPLA e do partido comunista.

Não estou por dentro da política de Angola. Edite o artigo sem ofender a outros usuários. Na realidade o artigo está muito pouco desenvolvido, quando comparado, por exemplo, com os artigos sobre ex-presidentes do Brasil. Montamos até um portal sobre a época da ditadura.--OS2Warp msg 19:19, 11 Fevereiro 2007 (UTC)

Meu caro, não sou comunista nem nunca o fui, mas tive o prazer de conhecer pessoalmente o grande Agostinho Neto e só radicais, estúpidos, idiotas, cretinos, racistas e atrasados mentais, se atrevem a denegrir a imagem de um dos grandes pensadores africanos e mundiais.

Reconstituição[editar código-fonte]

Descobri com surpresa que, na sequência de uma discussão controversa e pouco objectiva (por intervenientes não identificados), o artigo foi reduzido a quase nada - a um mero "stub", como dizem na WP em inglês. Decidi completar o texto por um certo número de informações básicas, evitando qualquer julgamento de valor. Não me sinto com competência para escrever um texto mais desenvolvido, e só espero que agora não se siga mais outra "batalha campal".... Aflis (discussão) 13h42min de 22 de maio de 2011 (UTC)

Reversão de inúmeras contibuições[editar código-fonte]

@Darwinius: entendo perfeitamente que tenha perdido a paciência com os vandalismos e brincadeiras de mau gosto que têm aparecido neste artigo. Penso, no entanto, que a reversão que fez agora despejou algumas crianças com a água do banho...Que tal controlar as contribuições uma por uma? Claro que é um trabalho chatinho...Aflis (discussão) 16h13min de 19 de setembro de 2016 (UTC)