Discussão:Agroecologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A agroecologia é um método racional de agricultura, voltado para a sustentabilidade ambiental e justiça Social mas sem esquecer que precisa ser economicamente viável.

Ao falar que é contra o agronegócio e que somente o consumo de produção local está correto, há uma parcialidade e simplificação da realidade. Seria como dizer que o nordeste do Brasil está errado ao comer alimentos que contenham trigo, ou que na amazônia não deveria haver leite, visto que a produção local destes alimentos é irrisória e para que a população os tenha eles são "importados" de outros estados. A produção local deve ser valorizada, receber incentivos governamentais e da sociedade, principalmente se for produzida dentro dos conceitos de sustentabilidade, mas não podemos esquecer da importância da produção em grande escala, que permite o acesso a quantidade e qualidade de alimentos a um preço que a população de baixa renda pode comprar.

A comercialização de produtos orgânicos e outros produzidos de forma ecologicamente sustentável vem crescendo e melhorando a qualidade de vida das populações rurais, o que não deixa de ser um tipo de agronegócio. Assim, a agroecologia não deve ser vista como um confronto ao agronegócio, e sim como uma evolução deste. OS conceitos da agroecologia de sustentabilidade ambiental, justiça social e viabilidade econômica podem ser incorporados ao modelo de produção de alimentos em grande escala com o uso de tecnologias limpas e técnicas de produção com cada vez menor impacto ambiental que já estão sendo desenvolvidas pelos institutos de pesquisas pelo país. comentário não assinado de 189.27.10.241 (discussão • contrib) (data/hora não informada)