Discussão:Aldeia da Dona

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Podem ver um site que fala de Aldeia da Dona http://membres.lycos.fr/aldeiadadona/

Pensa-se que este nome tenha sido dado devido à zona ocupada pelos habitantes ser propriedade de uma senhora Dona de uma grande quinta.

Localização e situação geogràfica

Aldeia da Dona é uma pequena aldeia pertecente à Freguesia da Nave, Concelho do Sabugal e Distrito da Guarda.

Apesar do interior beirão possuir um relevo bastante montanhoso, esta situa-se numa região mais ou menos plana. Tem ligação com vàrias terras através de uma estrada, sendo esta a unica alcatroada na aldeia.

A seu redor encomtram-se vàrias aldeias como a Bismula, Ruivos, Escarbalhado e Alfaiates. A aldeia dista de aproximadamente 4 km da Freguesia e de 17 km do Concelho.

Fica relativemente perto da Espanha pelo que està a uma distância de 35 km de Vilar Formoso, fronteira com Espanha.

Origem

Conta-se que a povoação existiu hà jà longas centenas de anos a uma distância de 3 km de onde se oncontra hoje.

E isto porque segundo conta, teria havido uma grande epidemia de osgas que provocavam a morte a muitas crianças. Os seus habitantes desesperados, não se vendo livres desses animais inimigos, abandonaram a povoação fixando-se num outro local.

Ai começaram, embora com muito custo, a construir novas casas. Foi uma autêntica tragédia mas sò assim se livraram dessa epidemia, tàlvez com a ajuda de muitas rezas e promessas (povo bastante religioso e crente). Diz-se ainda que foi recompensa por ter havido um tão grande e bom coração. Pois foi uma senhora com uma grande quinta que nessa altura a cedeu. Foi nessa precisa quinta que se formou uma nova povoção com o nome de Aldeia da Dona.

O curioso é que nunca mais se viu uma osga na nova povoação, pelo menos que as pessoas, mesmo mais idosas, se recordem.

Não se sabe ao certo se este dito é ou não verìdico, devido ao facto de a origem da aldeia se não encontrar em nenhum documento històrico, mas existem na realidade, no preciso lugar vestigios de uma povoação. Encontram-se ruinas de três casas, um moinho que ainda hoje pode funcionar, e existem ruinas de uma pequena capela que o Padre da aldeia mandou restaurar.

Elisette LEITAO