Discussão:Análise do comportamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A noção de comportamento apresentada não reflete o atual estado de conhecimento científico sobre comportamento.

A noção trazida foi de Skinner em "the behavior of the organisms", e o próprio Skinner avançou muito essa noção posteriormente. Outros autores também o fizeram.

Atualmente não se considera o comportamento "aquilo que pode-se observar um organismo fazendo".

O que um organismo faz (pode fazer encobertamente, como em um pensamento) é denominado resposta.

Comportamento não é observável; comportamento é sempre inferido.

Comportamento, atualmente, é entendido como a relação entre estímulos antecedentes, resposta e estímulos consequentes.

A relação não é passível de observação.

Ao autor anônimo acima[editar código-fonte]

Caro amigo, embora muitas de suas colocações embutam certas verdades, vc precisa urgentemente refinar seu conhecimento sobre o assunto: Afirmar q o comportamento ñ é observável e sim inferido demonstra considerável ignorância sobre esse tipo de estudo, posto q a proposta analítico-comportamental enquanto ciência natural é exatamente o de romper com o sistema de alnálise inferencial tradicionalmente empregado na Psicologia e outras ditas "ciências" sociais atentando os profissionais da área para a necessidade de um estudo controlado e sistemático de fenômenos objetivamente observáveis e independentes de especulações por parte do pesquisador, apenas eventos privados/encobertos demandam necessidade de inferência. Já qunato a sua definição "atual" sobre o comportamento enquanto relação entre estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes, saiba q o nome disso é tríplice contigência e corresponde à descrição skinneria do comportamento operante, o comportamento respondente ainda reconhecido pela comunidade científica se define por comportamentos controlados exclusivamente por eventos antecedentes e independentes de consequências produzidas pelo responder (estude comportamentos reflexos e padrões fixos de ação). Lembre-se também de assinar suas colocações ao invés de dar pitacos imperativamente e depois cair fora. O artigo precisa ser urgentemente ampliado e suas noções melhor escarecidas, estou neste exato momento trabalhando e reformular sua introdução, se puder colaborar faça isso com a devida instrução. Grato, Gustavo Camps 201.52.22.129 (discussão) 22h10min de 1 de novembro de 2011 (UTC)

Fundamentos da análise do comportamento[editar código-fonte]

A análise do comportamento não foi fundada por Skinner, mas por Watson em 1913, assim como o behaviorismo. O artigo está confuso e incoerente, proponho mudanças e subdivisões. O comportamento é subdividido entre: respostas públicas e privadas, o que é observado ou não, como o colega já disse acima.