Discussão:An Academic Network at São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prezados,

Meu nome é Luis Fernandez Lopez, sou professor de Informática Médica da Faculdade de Medicina da USP. De 1994 a 2006 atuei como assessor para a área de TI na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e, desde 2002, coordeno o projeto ANSP (an Academic Network at São Paulo). Há três anos patrocino um sub-projeto interno de "Documentação da ANSP". Naturalmente, começamos por documentar a atuação mais recente do projeto e a divulgá-la através de anuários. Já foram publicados dois, referentes a 2011 e 2012, ambos em papel (cópia em pdf disponível no site da ANSP). A série em papel foi registrada no Centro Brasileiro do ISSN (IBICT) sob no. ISSN-2317-2967, para as edições em Português, e ISSN-2317-2975, para as edições em Inglês.

Ao avançar no tempo, a partir de 2011, também avançamos a partir de 1988, quando o projeto foi iniciado, procurando identificar todos os documentos que mostrem detalhes da história do projeto. A cada número do anuário, dedicamos um capítulo para a história do projeto. Por isso o citei como referência para alguns fatos relatados no texto para a Wikipedia. Entretanto, essa é uma tarefa árdua pois só existe um trabalho de pesquisa sobre a história da Internet acadêmica no Brasil, a dissertação de mestrado de Marcelo Sávio R. Menezes de Carvalho , que trata principalmente da Internet brasileira e pouco da internet acadêmica paulista (Carvalho, Marcelo Sávio R. Menezes de. Orientador: Cukierman, Henrique. A trajetória da Internet no Brasil: do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/ COPPE, 2006).

Adicionalmente, como a ANSP é um projeto de pesquisa, toda a documentação antiga é composta de documentos administrativos e relatórios científicos e de prestação de contas de seus coordenadores, guardados nos arquivos administrativos da FAPESP. Assim, além da importância óbvia do verbete sobre a ANSP na Wikipedia, sua simples presença pública ajuda a encontrar novas referências e a provocar a criatividade na área de citar referências desse tipo.

O que eu fiz ontem:

  1. Verifiquei que o verbete da Wikipedia sobre a ANSP continha apenas seu "nome popular", Rede ANSP e um conjunto muito limitado de informações. Para corrigir, criei um verbete com o nome correto e redirecionei o antigo para ele.
  2. Criei uma página de desambiguação com a Academy of Natural Sciences of Philadelphia.
  3. Acrescentei algumas informações retiradas do anuário ANSP 2012 que me pareceram importantes (reconheço que citei como bibliografia, não como fonte precisa).

Agora, gostaria que me ajudassem com as referências. Stego considerou que faltam referências e Everton retirou duas tabelas de cronologia creio que também por falta de referências. Entretanto, tomemos como exemplo a primeira tabela apagada pelo Everton, "Cronologia de criação da ANSP":

  • na primeira linha uso como fonte o projeto FAPESP no. 88/3459-0. De que outra forma pode-se citar um projeto (processo) de um orgão público?
  • com relação à segunda linha, está anexada ao mesmo projeto 88/3459-0 a carta do presidente do Fermilab com a aprovação da conexão da FAPESP àquela instituição. Pensei em colocar um fac-simile no verbete, mas ficaria muito pequeno. Haveria uma alternativa?
  • na terceira linha, cito o contrato da FAPESP com a Embratel, no. 014/88. Novamente, há uma cópia dele no mesmo processo. Reconheço que hoje deve ser quase impossível convencer a Embratel a abrir seus arquivos para encontrar esse contrato. Mas de que outra maneira poderia citá-lo?

Outra coisa: noutro parágrafo, foi retirada a frase em que afirmo que o Cgi.br criou o NIC.br em 2005. Ora, isso não precisa de citação pois é um fato registrado em cartório. Uma simples busca pelo cnpj e sua situação cadastral mostrará que a associação NIC.br foi criada formalmente em 06/01/2003 e sua situação cadastral foi regularizada em 13/08/2005, quando começou a funcionar. Mas não vou escrever o cnpj do NIC.br no verbete!

Bem, eu continuarei a completar o verbete conforme for conseguindo material adicional e ficarei muito grato se outros colegas fizerem o mesmo. Gostaria, porém, que antes de apagar alguma coisa, o interessado me enviasse uma mensagem questionando o texto e explicando porque deveria ser retirado. Navegamos em águas escuras, nas quais é realmente difícil interpretar se um determinado peixe é azul ou verde. É sempre mais seguro olhar mais de perto!

Atenciosamente

--Luisfernandezlopez (discussão) 00h54min de 7 de maio de 2013 (UTC)

Olá Professor, bom dia. Realizei as alterações ontem por conta do aviso de remoção semirrápida de todo o artigo. Para não termos um prejuízo maior (de ter o arquivo todo apagado se essas alterações não fossem realizadas em quatro dias), tomei a liberdade de editar o mais rápido possível o maior número de pontos sensíveis que localizei. Pretendo trazer essas informações de volta o quanto antes, seguindo as regras do [[Wikipédia:Livro_de_estilo|livro de estilo da Wikipedia] e com as devidas referências. Peço desculpas se causei algum incômodo.
Aproveito a oportunidade para reclamar ao Stegop que não inclua essa mensagem em tom ameaçador imediatamente. Temos um monte de predefinições que poderiam ser usadas para marcar insatisfação com o conteúdo sobre um verbete: Predefinição:Sem-fontes, Predefinição:Referências, entre outras. Não temos tantos colaboradores na Wiki-pt e "condenar" artigos à eliminação logo de cara não incentiva aqueles que desejam colaborar. Saudações, Everton1984 (discussão) 13h04min de 7 de maio de 2013 (UTC)