Discussão:Anodização

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História deste artigo: Nos últimos anos realizei várias anodizações caseiras, com alguns resultados bons e outros nem tanto. A pesquisa sobre o assunto em português é muito limitada, ainda estou para achar um bom livro sobre o assunto que se estenda até a anodização caseira. O primeiro livro que encontrei (em inglês) foi um sobre construção amadora de telescópios, onde havia um capítulo sobre anodização caseira de peças de alumínio. Coletei mais uma série de informações de sites amadores. Finalmente encontrei o artigo cujo link eu coloquei como referência. Foi o pedaço de imformação mais completo e sério que encotrei sobre o que realmente acontece durante a anodização. Me embasei nele para fazer o artigo da Wikipédia.

Não tenho refências melhores. Não tenho links, pelo menos não em português.

Em 27.6.2008 retirei o comentário de que a página precisa de wikificação. Por favor, se alguém ainda acha que a página não está de acordo com o formato wikipedia, me diga o porquê.

Olá, o trecho "Esta camada é também um excelente isolante elétrico, suportando um campo elétrico da ordem de 1 V/nm, ou seja, um milhão de volts por milímetro! Quando uma peça de digamos, um borato, não há fluxo significante de corrente elétrica até se atingir entre 1 e 2 volts." me parece erroneamente traduzido do original "When an aluminum piece covered with this oxide is made the anode in an electrolytic cell, containing, say, a borate electrolyte, no significant current flows until the voltage is raised to between 1 and 2 volt. This oxide supports an electric field (volts/thickness) of order 1 V/ nm, a very high field indeed."

O texto original descreve uma condição bem específica na qual o processo de anodização foi feito. Outra coisa, extrapolar o valor de isolamento obtido é sempre arriscado, pois certas coisas não variam de forma linear!