Discussão:Arquivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Documento e informação arquivística não são a mesma coisa. Documento é o "casamento" entre o suporte e a informação, isto é, informação registrada em dado suporte. Enquanto que informação arquivística é o conteúdo semântico do documento e tem uma relação orgânico-funcional com a pessoa física ou jurídica que a produziu. 
    Seria interessante conceituarmos documento arquivísitco, como todo aquele produzido em razão das atividades do seu produtor, seja pessoa física ou jurídica, possuindo uma relação orgânico-funcional com aquele.

Outra questão: o arquivo tal como foi conceituado é o arquivo físico, mas não o arquivo como conceito arquivístico, que é o conjunto de informação arquivística ou de documentos arquivísticos produzidos em razão das atividades de pessoa física ou jurídica, possuindo uma relação orgânico-funcional com esta.

    Com relação a espontâneidade da geração dos documentos por parte de uma organização, há de se fazer uma ressalva: documentos são gerados a partir de uma intencionalidade - eles são produzidos para um fim, seja este informativo ou probatório para administração ou para a atividades-fim da respectiva instituição.
    É pertinente a leitura de seguinte bilbiografia, considerada a "trindade" da Arquivologia contemporânea:

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa (Portugal): Dom Quixote, 1998.

SCHELLENBERG, T.R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

SILVA, Armando Malheiro da et. al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. (Porto Portugal): Afrontamento, 1998.