Discussão:Banco de dados/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Banco de dados" é expressão corrente e actual no Brasil? Pergunto por dois motivos:

  1. Em Portugal, sempre que se fala destas estruturas, fala-se de base de dados.
  2. Ambas as expressões são traduções de expressões inglesas aproximadamente com o mesmo significado, respectivamente "databank" e "database", sendo que "databank" é um termo de certo modo arcaico quando comparado com "database", muito mais utilizado hoje em dia.

Assim, caso a expressão "base de dados" tenha uso no Brasil, e mesmo que não seja tão comum como "banco de dados" (não pode é ser insignificante), sugeria dar a esta página o nome de "base de dados", por uma questão de "modernidade".

--Jorge 14:30, 4 Mai 2004 (UTC)

Na verdade isso não tem muita importância.

O termo banco de dados foi usado inicialmente, e representava tanto sistemas eletrônicos de organização de dados e sistemas manuais de organização de dados. Depois foi cunhado o termo Base de Dados, para representar mais especificamente sistemas eletrônicos. Hoje em dia dependendo do lugar que você for, você usa um termo ou o outro, depende do seu chefe...

Na verdade nas minhas apresentações eu prefiro usar Banco de Dados, é mais fácil de explicar para os ouvintes o que significa.

Resposta de falante pt-BR aos falantes de pt-PT[editar código-fonte]

O Google confirma que a preferência no Brasil é pelo termo "banco de dados" e não "base de dados" (aproximadamente 1/4 da frequencia de uso).

A principal diferenciação, no português do Brasil, é que, mesmo havendo certa confusão popular, sempre dizemos "sistema de banco de dados" mas não "sistema de base de dados". Com a palavra "base" (no termo "base de dados") em geral o termo refere-se apenas aos dados, e com a palavra "banco" pode referir-se a "sistema + dados".

Para o usuário final (o vulgo) é indiferente pedir "Consulte a base de dados" ou "Consulte o banco de dados".

Uma outra pergunta, que talvez o Google possa responder, é quanto ao uso (no Brasil) do termo "banco de dados" quando referindo-se apenas aos dados. Um arquivo XML por exemplo é uma "base de dados", mas seria ele um "banco de dados"?

Acho que ainda hoje, nos livros e no círculo técnico, damos preferência ao termo "banco de dados" apenas no contexto em se que possa subintender "algo mais" (operações sobre a base).

É como a diferenciação entre algoritmo, dados e objeto. Objetos são "algoritmos+dados".

Fica também a sugestão: que no texto do artigo a diferenciação contextual seja fixada. "base de dados" como coisa modelada pelo "modelo de dados", banco de dados como coisa maior, relativa ao "sistema de banco de dados" ou ao SGBD.

Relações são tabelas[editar código-fonte]

Retirei o texto a seguir:

Bases de dados relacionais consistem, mas de três componentes: uma coleção de estruturas de dados, nomeadamente relações, por vezes incorrectamente identificadas como tabelas; uma coleção dos operadores, a álgebra e o cálculo relacionais

Isto está errado. Aqui vou dar apenas uma referência que considero definitiva.

A segunda regra de Codd (quem inventou o modelo relacional) diz (ver em )http://en.wikipedia.org/wiki/Codd's_12_rules

Rule 1: The information rule:

All information in the database to be represented in one and only one way, namely by values in column positions within rows of tables.

Se Codd usa tabelas, quem pode ir contra ele?

--Geraldo Xexéo 21:31, 29 Junho 2006 (UTC)

Organizar a Área de Banco de Dados[editar código-fonte]

A área de banco de dados parece meio confusa. Alguém tem intesse em focar nesses artigos para ir arrumando-os?

Acho que teríamos que pensar em uma espécie de hierarquia:

Banco de Dados - falaria apenas dos dados, modelo lógico e físico. SGDB - falaria das propriedades e funcionalidades dos SGBD SGDB-R , SGDB-OO - falariam dos tipos de SGDB Modelo Relacional, Modelo OO, etc... - Abordariam os aspectos teóricos do modelo.

Alguém se interessa?

--Geraldo Xexéo 21:38, 29 Junho 2006 (UTC)

Voltei,

  Já que tem gente modificando...
  Este artigo, depois do começo, está muito ruim. Tem coisa repetida, mistura com assuntos que deviam estar em outras páginas, etc...
  Acho que a única solução é fazer como o Ripissardini, que constrói as páginas em outro local para depois copiar para cá.
  Um dia vou tentar fazer isso! Mas não sei muito bem como organizar para os links ficarem direitos no final.
 --Geraldo Xexéo 06:02, 24 Dezembro 2006 (UTC)

banco de dados relacional relativo a argumentos e operações lógicas em aplicações computacionais.[editar código-fonte]

me ajudem por favor !!! a descrever sobre esté assunto para o dia de 11/12/10


Um trecho desse texto foi removido.