Discussão:Barroco/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fusão

Proponho a fusão do artigo Barroco (período) com este. -- Nuno Tavares 20:24, 10 Abr 2005 (UTC)

Nuno, discordo da fusão, pois estou tratando de um aspecto temporal, é um artigo que trata de tudo que aconteceu no mundo na época do barroco, e não estritamente ao movimento cultural barroco..
Se ler com atenção notará que não cabe lá, já que o artigo barroco foca extritamente no movimento artístico.
Abraços, Gustavo Glum 19:53, 10 Abr 2005 (UTC) retirado de Usuário Discussão:Nuno Tavares

Eu percebi. Mas o próprio movimento artístico é o artigo em si, assim como os seus detalhes temporais. Fiz-me entender? Não é o "artigo que foca estritamente o movimento artístico", mas a Arte (na qual se inclui a pintura, literatura e música) e História que são componentes do período. A proposta para fusão é no sentido de que o período é o Barroco, e o Barroco é o período, mas não faria sentido falar do Barroco sem mencionar a Arte (ou movimento artístico). Sou mesmo a favor da fusão, e também para ver o artigo crescer. Se se justificar a separação (na qual, definitavamente, não incluiria o período) então aí sim se avançaria nesse sentido. -- Nuno Tavares 20:24, 10 Abr 2005 (UTC)

Acredito que o movimento artístico, devido a importancia e as diferentes influencias mereça um artigo somente dele, visando que se aprofunde no movimento artistico e suas vertentes.
Acredito que o período, tratado do ponto de vista histórico, mereça também um artigo só dele.
Assim, proponho a manutenção deste artigo, como um artigo que trate da Arte Barroca, tratando de assuntos que interessem a estudiosos da arte em si, e a manutenção do outro artigo, Barroco (período), como artigo que trata dos fatores histórico e políticos da época.
Entendo que haverão pessoas que estarão a procura somente de fatores políticos, e outras que estarão a procura das características artisticas de uma obra barroca.
Acho que ambos merecem artigo independente, de maneira a incentivar a profundidade do tema, sob olhares diferentes.

Glum 20:31, 10 Abr 2005 (UTC)

Vinha aqui também propor a fusão entre os artigos barroco e barroco (período). O barroco é o período, logo não vejo sentido em dissociar a arte do seu contexto político e social. Acho que não se pode dissociar uma coisa da outra, e faria todo o sentido que se encontrasse tudo no mesmo artigo. Lusitana 15:29, 21 Janeiro 2007 (UTC)


Srs Administradores e Administradora.

Acho salutar as duas idéias, ambas merecem respeito e sobretudo, condizem entre si. Mas acredito que um artigo único deva prevalecer. Desde, claro seguindo a idéia do Glum, dentro do texto Barroco conste um ítem para características artisticas e outro para fatores políticos, dessa forma acredito que o Nuno Tavares e a Lusitana, concordarão tambem, e não desmerecerá o trabalho e idéia do Glum. Tambem de outro lado fica mais didático, nem sempre o usuário têm o costume de procurar profundamente, daí a idéia de usar o termo principal como base e dentro deste adicionar as variantes de forma legível e de fácil assimilação. Evita-se assim, um dos graves erros das grandes enciclopédias, ao criarem verbetes desnecessários para o mesmo ítem, que acabam por confundir o leitor ou a leitora. Se aceitarem, com certeza faço a fusão, qualquer sugestão é só avisar, peço o obséquio de não criarem discussão, pois tento dessa forma aglutinar as idéias, sem descaracterizar ambos os textos, bem feitos. Grato, levs15:24, 31 Maio 2007 (UTC)

Por mim pode-se passar já à fusão. Está desde 2005 à espera para ser fundido (só ainda não fiz porque quase ninguém opinou). A busca por Barroco passa a apresentar, num mesmo artigo, as mudanças sociais, culturas e etc. Para o que se justificar (pela extensão do tema) cria-se sub-artigo (como já é o caso). Lusitana 08:30, 1 Junho 2007 (UTC)
Ah, e já agora acabava com Barroco (desambiguação) já que os tópicos cabem perfeitamente num "ver também" no artigo Barroco, ou num "ver artigo principal" nas respectivas secções do artigo. Lusitana 08:32, 1 Junho 2007 (UTC)
  • Eu não percebo muito do assunto, mas acho sim, que se devia fundir. Não são necessários dois artigos. Depois da fusão, a desambiguação deixa de fazer grande sentido. A proposta da Lusitana faz todo o sentido. Força com isso. Lucia Carvalho Msg!!! 09:19, 1 Junho 2007 (UTC)
  • De acordo com a proposta de fusão, incluindo a sugestão da Lusitana. Acscosta 13:24, 1 Junho 2007 (UTC)

Concordo com a fusão. Nunca fez qualquer sentido esta redundância. A periodização artística e cultural sempre foi algo de bem complicado, mas o que está em discussão é até bem simples. O Glum falou da necessidade de um artigo sobre acontecimentos políticos e históricos da época. Ora, isso não faz qualquer sentido. O termo barroco é um termo da arte e da cultura, não se aplica à História nem à política. Nunca houve um movimento político barroco nem acontecimentos históricos barrocos. Barroco é um período da História da Arte, não um período da História. Falar de acontecimentos históricos para explicar e contextualizar o Barroco é uma coisa. Estabelecer duas datas a régua e esquadro, dizer: isto é o período histórico barroco, e começar a escrever um artigo de História com tudo o que pode ser analisado entre essas duas datas é outra coisa. Na minha opinião, a primeira é incontornável, a segunda é absurda. Abraços, Ozalid 13:48, 1 Junho 2007 (UTC)

Até que a fusão fez sentido e ficou boa. Parabéns a todos. Abraços Glumresponder 20h45min de 30 de Junho de 2007 (UTC)

barroco

puxa, notei uma ausência lamentável neste artigo "barroco".

não há qualquer referência à tão valorizada e marcante música deste período. por que teria havido esta omissão ?

Existe no artigo link para Música barroca na seção Veja também.--OS2Warp msg 16h28min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)


Reclamações quanto a imcapacidade de editar o arquivo, e quanto e exclusão de textos

É humilhante a comparação entre o atigo "Barroco" em português com o artigo em inglês. Gostaria de editar o arquivo, mas estão me impedindo disso. Escrevi um artigo inteiro e depois ele foi retirado e a página não pode ser editada. Peço que a desbloqueiem. Por que meu texto foi apagado? Ele se baseia em informações corretas, e faz parte desse arquivo: fala sobre o período barroco, das relações entre seu estilo artístico e a sociedade da época, porque o barroco se refere a todo aquele período, artistica, cultural, econômica e intelectualmente. Gostaria de poder editar essa página e escrever um texto que seja respeitado, e quero saber por que o meu texto desapareceu.o comentário precedente não foi assinado por 189.5.157.23 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 22h10min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro usuário o verbete se destina a tratar sobre a arte barroca e não sobre os fatos políticos que aconteceram naquela época.--OS2Warp msg 21h56min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

?Dúvida?

Em que verbete posso escrever sobre as condições políticas, a história dos países europeus no período do Barroco?o comentário precedente não foi assinado por 189.5.157.23 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 22h10min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro usuário. Entendemos que deseja participar da wikipédia. Ocorre que já existem diversos verbetes tratando sobre acontecimentos mundiais, Dividi-los por causa da fase Barroca parece ser inconsistente. Procure oa artigos já existentes e edite/corrija/organize eles.--OS2Warp msg 22h08min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)