Discussão:Campeonato Sueco de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Gostaria de proceder a uma grande edição neste artigo, porque há uma grande impropriedade nele. O campeonato sueco existe desde antes de 1900, Allsvenskan é como se chama a disputa desde 1924. Gostaria, então, de poder incluir os campeonatos disputados desde 1896, com todos os seus campeões, além de fazer as somas devidas. Allsvenskan, obviamente, é incluído na conta. Agora, um artigo com o título 'Campeonato Sueco de Futebol' tem que contar com as edições de antes de 1924, como inclusive faz a Wiki em inglês. Já tenho os dados e estou finalizando o texto para poder incluir as informações sobre estas edições do Campeonato Sueco. Saudações a todos. Maisonneuve (discussão) 06h13min de 18 de Março de 2008 (UTC)

  • Então, está aí a grande edição que era necessária no artigo. A impropriedade está corrigida. Acredito que foi porque foi tirado direto do artigo 'Allsvenskan' da Wiki-EN e lá também só consta a atividade na Allsvenskan e não aquilo que conhecemos por Campeonato Sueco (que é outro artigo da Wiki-EN). A Allsvenskan faz parte deste, mas antes ele já existia oficialmente como mostra o link da Associação Sueca nas refs. Bom, levou tempo, mas está aí. O que falta? O manejo do mapa da Suécia com cidades dos clubes envolvidos na disputa, a atualização dos clubes para 2010 (Hammarby está ali, ainda, e caiu). É tarefa para logo a seguir. Também procurei a ligação para todos os estádios incluídos no artigo. Vou fazê-lo novamente para ver se me fugiu algum. Algo que fica em questão é cada artigo da Allsvenskan, de cada temporada dela. Vê-se que em cada um se dá a informação ordinal sobre o torneio. Exemplo: A Primeira Divisão do Campeonato Sueco de Futebol da temporada 1959, denominada oficialmente de Allsvenskan 1959, foi a 35º edição da principal divisão do futebol sueco. 1959 teve a 35ª Allsvenskan, mas o 59º Campeonato Sueco da SvFF. Portanto, acho que terei que passar em todos... se alguém quiser ajudar... Prowiki?... Uma coisa a mais: o artigo trata do Campeonato Sueco, campeões, e tal, mas os vencedores da Allsvenskan de 1925 a 1930 não são considerados campeões suecos pela SvFF, e os de 1982 a 1992 não foram declarados campeões suecos se não ganharam o playoff a seguir. Pensei em citá-los mais abaixo, mas talvez seja melhor um artigo próprio para os da Allsvenskan, o que seria mais fácil (com quebra de redirecionamento, claro). Não sei ao certo. É isso, por enquanto. Salu2 Maisonneuve (discussão) 12h59min de 25 de janeiro de 2010 (UTC)

Qual está correto?[editar código-fonte]

Não há compatibilidade entre a quantidade de títulos conquistados demonstrados neste artigo e sua versão da Wikipédia em inglês. Uma tem que estar incorreta. Alhazred (discussão) 07h21min de 22 de janeiro de 2016 (UTC)

Os dois estão. O caso é que o artigo em inglês trata somente da Allsvenskan, que é o formato oficial do campeonato desde 1930, enquanto que este artigo trata do Campeonato Sueco de Futebol, que existe desde 1896, comportando diferentes formatos ao longo do tempo. Em algumas línguas, os artigos mostram os campeões desde 1896, noutros apenas os da Allsvenskan (inoficial em 1924, oficial em 1930). No meu ponto de vista, sem melhor solução, este artigo deveria ser ligado ao artigo em inglês "List of Swedish football champions". O termo "Allsvenskan", por mais atual que seja, é complicado de ser entendido porque: 1, nem sempre representou o campeonato sueco de futebol; 2, mesmo quando existia, nem sempre foi quem atribuiu o título de campeão sueco (liga) ao seu vencedor, e; 3, acaba por eliminar outros clubes e os seus títulos oficiais da lista de campeões entre 1896 e 1924, constantes da página oficial da SFF. Maisonneuve (discussão) 19h37min de 22 de janeiro de 2016 (UTC)