Discussão:Caracol (Piauí)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Primeira penetração nas terras de Caracol, primitivamente habitado pelos indíos tapuios, foi feita pelo comandante José Dias Soares e seus filhos Domingos e Gabriel, visando a exploração de borracha. Estabeleceram-se no local onde hoje está situada a Cidade, dando-lhe o nome de Formiga. Com a chegada dos desbravadores, por volta de 1812, os tapuios se afastaram, iniciando-se o processo de povoamento, com a construção das primeiras moradias e a exploração dos vastos maniçobais. Em 1816, Domingos Dias Soares fundou a primeira fazenda de criação. Foi seguido por outras famílias, que se dedicaram à agricultura e à pecuária, ainda hoje principais suportes da economia do Município. Em 1904, mudou-se o topônimo para Caracol.

Na região é localizada a Serra das Confusões, onde há o Parque Nacional da Serra das Confusões. A serra é formada por arenitos brancos ou cinza-amarelados. De acordo com a incidência de luz apresenta sensação visual de mudança de cor daí a origem do nome Confusões; outra versão para a origem do nome relata que quando alguns viajantes vindos do povoado de Bom Jesus em direção a Caracol deveriam transpor a imensa serra rochosa, onde os cavalos e jumentos escorregavam, o que transformava a viagem numa grande confusão. Do ponto de vista da vegetação a região apresenta espécies típicas de caatinga e de cerrado, com predominância da primeira.

O Parque Nacional da Serra das Confusões é um dos mais novos do Estado. O decreto de criação foi assinado no dia 02 de Outubro de 1998 e publicado no Diário Oficial da União em 05/10/98. Ele compreende uma área de 502.411 ha em terras dos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro, sendo o maior Parque Nacional do Nordeste. Está situado há cerca de 600 Km a Sul de Teresina. O acesso é feito pela estrada municipal PI-144 que liga São Raimundo Nonato a Caracol.

A famosa Serra das Confusões encanta bastante a todos em Caracol no Piauí, é um atrativo turístico bastante conhecido e visitado, chama atenção por suas belas paisagens. Além disso muitos traços da história do homem podem ser encontrados ali. Estudantes e arqueologos executam intensas atividades de escavação na região. O objetivo é a busca constante por novos descobrimentos que possam nortear mais ainda a história que há contida nesta região.

Nas primeiras escavações do Parque Nacional da Serra das Confusões, os arqueólogos encontraram ossadas de adultos, crianças e adolescentes com artefatos como adornos feitos de dentes de animais, mandíbulas completas, uma cova com 13 indivíduos na Toca do Enoque e espécie de ninhos feitos com capim trançado com ossos dentro, na Roca Alto do Capim.Guidon disse que foi encontrada uma mandíbula que é completamente diferente das encontradas até agora na região do sudoeste do Piauí. É de um Homo sapiens, mas é diferente das outras mandíbulas.