Discussão:Carboidrato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Função[editar código-fonte]

A principal função biológica do carboidrato,dessa categoria de compostos orgânicos é a liberação de energia para o trabalho celular e nesse caso, a glicose é o principal fornecedor de energia para a célula,principalmente para celulas do tecido nervoso.ex: os neuronios

Energética: são os principais produtores de energia sog a forma de ATP, cujas ligações ricas em energia(10 kcal) são quebrados sempre que as células precisande energia para a reações bioquímicas. É a principal função dos carboidratos, com todos os seres vivos ( com exceção dos vírus) possuindo metabolismo adaptado as consumo de glicose como substrato energético. Algumas bactérias consumem dissacarídeos (p. ex.: a lactose) na ausência de glicose, porém a maioria dos seres vivos a utiliza como principal fonte energética.

Nomenclatura[editar código-fonte]

A maioria dos carboidratos possuem o nome terminado em ose : frutose, celulose, galactose, etc.

Classificação[editar código-fonte]

O carboidrato ingerido em excesso (acima da necessidade basal de energia) tem que ser consumido principalmente através de exercícios fisicos, caso contrario, se torna uma reserva de gordura. Essa gordura se deposita sob a pele, nos órgão e vasos sangüíneos. Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:


Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos:


Monossacarídeos:[editar código-fonte]

Os monossacarídeos são os açúcares mais simples, de fórmula estrutural (CH2O)n. Esse "n" pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses.Não sofrem hidrólise:

Glicose - Frutose - Galactose - Manose

Monossacarídeos[editar código-fonte]

Os monossacarídeos são solúveis(no artigo diz erroneamente que são insolúveis!) em água e não hidrolisáveis.

Nutrição[editar código-fonte]

Falta uma visão nutricional dos carboidratos. Como não sou da área prefiro não mexer.

Na minha opiniao carboidratos nao possuem funçao nutricional a nao ser pelo ponto de vista energetico ! Agindo como fornecedores de energia para metabolizaçao celular!

Carboidratos[editar código-fonte]

Conceitos sobre carboidratos: Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" Os carboidratos mais simples que existem, são: a GLICOSE E A FRUTOSE . Obs: Todos os sacarídeos sejam eles mono, di ou polissacarídeo podem ser escrito na forma: Cm(H2O)n. . Funções dos CARBOIDRATOS Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia, Reserva de energia, Estrutural ,Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis. Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano. Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como trabalhar e caminhar. Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

Exemplos de CARBOIDRATO São alimentos ricos em carboidratos: cereais pães farinhas mandioca e batata doces frutas. frutas




Classificação dos carboidratos

Carboidratos Simples: são os que possuem absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma forma de energia mais rápida. Carboidratos Complexos: Que para serem absorvidos e transformados em fonte de energia deve ser primeiramente quebrados em carboidratos simples. Como representantes desse grupo temos: massas, pães, cereais, grãos .

Os carboidratos são classificados pelos nutricionistas em açúcares, amidos e fibra. Sua estrutura química básica é um composto chamado sacarídeo.

Na saúde os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do homem. Em circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Fornecem energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue, batimento do coração, etc.), externo (andar, trabalhar, fazer esforço, etc.) e calor para manter a temperatura do corpo. Devem compor até 60% do total diário de calorias consumidos na alimentação. Os carboidratos que devem ser evitados são os açúcares pois são ricos em calorias, não podem ser consumidos por diabéticos e são quase destituídos de nutrientes. Vegetais, frutas, grãos e cereais são ricos em carboidratos. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento da maior parte da energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como andar e trabalhar. O carboidrato ingerido em excesso (acima da necessidade basal de energia) tem que ser consumido principalmente através de exercícios fisicos, caso contrário, se torna uma reserva de gordura. Essa gordura se deposita sob a pele, nos órgãos e vasos sangüíneos.