Discussão:Carbonária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Penso que o nome correto é Carbonários (Carbonari), uma forma que assume em Nápoles, e depois em outras partes da Itália, a maçonaria européia. Carbonários: sociedades secretas que lutaram contra o absolutismo na Itália do séc. XIX.Luiza Teles Lu 23h09min de 2 de Março de 2008 (UTC)


Não acho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :c

Nem eu !!

Concordo convosco !!!!!!!!!!!!!!!!!

Regicídio[editar código-fonte]

O tiro foi na nuca ou no peito? ^^

Carbonária não é Maçonaria[editar código-fonte]

Há um trecho ao fim do artigo que sustenta, sem base alguma, que a Carbonária seja uma organização Maçônica. Na verdade, ela por um tempo se apropriou de rituais maçônicos e os praticou. Mas isso não a faz Maçonaria e nem sua origem está relacionada diretamente com ela. Suponho escrever algo assim:

"Como é evidente, por outro lado, a afirmativa acima, segundo a qual a Carbonária é uma instituição maçônica, também é uma opinião que, aqui, sequer é possível ser citada com fonte bibliográfica. O fato de alguma organização ter usado manurais/rituais de outra organização não a faz parte da primeira. E este é o caso aqui. Também, outro elemento a favor da argumentação de que a Carbonária não é uma organização maçônica advém do fato de que a Maçonaria tem origem nas guildas de construtores medievais, e não em carvoarias, que é o caso da Carbonária."

Que acham?