Discussão:Carro fúnebre

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

DiferençasTexto grande

É importante deixar claro que a denominação Rabecão foi criada sem norma que a defina. No Brasil é certo que existe o serviço de recolhimento de corpos vítimas de crimes diversos, em especial os de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), conforme dispõe o CPB em seu artigo 121 - Homicídio (matar alguém) ; esse serviço é realizado pelas Polícias Civis de cada estado. É um serviço meramente operacional às policias, podendo existir em alguns estados colaboração da Defesa Civil. A nomenclatura para tal viatura pode ser aplicada como viatura policial de remoção de corpos, apenas.

Vítimas de morte natural e demais que não por meio violento, com excessões de vítimas de acidentes de trânsito, são recolhidas por serviço funeral dos municípios onde ocorram ou serviço funeral particular de cada família, atualmente conhecidos como Planos Funerários.

É cômico para algumas pessoas chamar tais viaturas de Rabecão, pois não conhecem a diferentes complexidades e legitimidade do serviço.

  • Observa-se que há grande diferença nos serviços prestados, ora o serviço policial visa apurar, após exame tanatoscópico, o meio e causa da morte do indivíduo, de modo a auxiliar na condenação do agressor; nessa etapa o corpo é prova cabal de um crime; há todo um processo que envolve tomada de atitudes diversas para preservação de tal prova dos meios adversos, desde o recolhimento, transporte, entrega e custódia.

O serviço funerário para mortes naturais, em casos excepcionais transportam seus corpos ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), quando há dúvidas sobre a morte do indivíduo; em alguns casos a morte se dá por meio distinto a patologia que a que o indivíduo conhecia ter, ex: sabiam que era cardíaco, porém morrera de insuficiência renal (causa primária conhecida e secundária desconhecida; nos demais casos transportam os corpos dos necrotérios dos hospitais até o local de velório.