Discussão:Casa Levy de Pianos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de fevereiro de 2011 de Sir Lestaty de Lioncourt

--- @lestaty discuţie 13h47min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

Parcialidade[editar código-fonte]

Recomendo que, em vez de esperar pela autorização, o texto seja editado, com notas de rodapé e texto mais neutro, o que fatalmente ocorrerá assim que a publicação for liberada. O texto está por demais apologética (pudera, é institucional, cópia da página oficial, destinada a promover seus produtos), em desacordo com nosso WP:PDI.

Tenho certeza de que a Casa Levy faz jus a um verbete, e que não precisa de texto promocional ou de adjetivações desnecessárias. Basta contar sua história, que o leitor se encarregará das conclusões.

Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 11h50min de 27 de janeiro de 2011 (UTC)Responder

/* Conteudo modificado */[editar código-fonte]

APOLOGÈTICO

  1. Removi dos artigos itens como " a mais antiga loja do brasil" - "mais tradicional" - "De maior influencia"
  2. Destaco que o texto não é insitucional, não faz propaganda, se prestarem atenção em nosso site verão que na pagina inicial temos o texto institucional, mas nas páginas de história os textos são voltados para a hisotria de cada personagem e sua relação com a Casa Levy.

OBS.: TENTEI FAZER TAIS ALTERAÇÕES direto no artigo mas sempre vem um moderado e desfaz minha alteração e voltamos para o começo denovo, removido por violar direitos autorais.

--Casa Levy de Pianos (discussão) 13h43min de 27 de janeiro de 2011 (UTC)Responder

Conteudo modificado em 27/01 modificando possiveis apoligias ou favorecimentos á Casa Levy. --Casa Levy de Pianos (discussão) 12h09min de 27 de janeiro de 2011 (UTC)

Segue....:

Casa Levy de Pianos

   * Introdução.

Fundada em 1860 por Henrique Luiz Levy, na Rua XV de Novembro, Centro, São Paulo, SP.

   * História.

Em meados do século passado, o Patriarca da Família, Henrique Luiz Levy, de origem francesa, aporta no Brasil, com a idade de 19 anos. Em 1856 fixou-se em Campinas - SP, tornando-se amigo e hóspede da família do velho Maneco Musico, pai de Carlos Gomes, cujo gênio de compositor começava a despontar. Estimulados por H.L.Levy, Carlos Gomes e seu irmão Jose Pedro de Sant'Ana Gomes, o Juca Musico, resolvem se apresentar em público pela primeira vez. O concerto de apresentação se deu no Teatro S. Carlos de Campinas no dia 23 de Abril de 1859, com Juca Musico na Rabeca, Carlos Gomes no Piano e H.L. Levy na clarineta

Por essa época, o jovem Carlos Gomes, o Tonico, já possuía em sua bagagem peças que, pelo seu caráter, prenunciavam a eclosão do nacionalismo musical Brasileiro. É o caso de "A Cayumba" a primeira dança negra do nosso repertório pianistico, datada de 1857, ou da "Fantasia sobre o romance ALta Noite" par clarineta, cuja apresentação ficou a cargo de H.L. Levy. Acompanhando Carlos Gomes á capital paulista, onde se apresentaram novamente em concerto e posteriormente ao Rio de Janeiro, de onde Carlos Gomes se projetaria para sua celebridade internacional, H.L. Levy retorna à capital de S. Paulo e funda em 1860 a Casa Levy de Pianos e Musicas.

Na loja de música do velho Levy, Instalada à R. da Imperatriz (hoje 15 de novembro ) n. 33, foram lançadas obras musicais que se tornaram célebres, como "A Sertaneja" de Brazilio Itibere, ou como a famosa modinha de Carlos Gomes "Quem Sabe".

Entre seus 4 filhos, resultantes do casamento com a Sra. Anne Marie Theodoreth, de origem suíça, dois assumiriam papel marcante na atividade musical do pais.: Alexandre Levy (1864-1892) e Luiz Henrique Levy (1861-1935) Alexandre Levy, falecido na flor da Idade, pois não chegou á completar 28 anos, é o nome que figura em nossa história musical, com Alberto Nepomuceno, como fundadores do nosso nacionalismo musical. Luiz Levy, não se dedicou com exclusividade, como o irmão Alexandre, á composição musical e ao Piano. Exímio pianista e compositor com desenvoltura e com impressionante facilidade. Luiz Levy, ao contrário do irmão Alexandre, tinha comportamento alegre e jovial, não compunha, como o irmão, para a posteridade. Daí o caráter leve, por vezes diletante á sua obra.


   * Mudanças de Endereços.

Em 1925 a empresa mudou-se para a R. barão de Itapetininga, em 1951 mudou-se para a Rua da Consolação aonde teve 3 lojas em diferentes alturas, em 1974 mudou-se para e Rua Aspicuelta n. 547 no bairro de Pinheiros, em 1994 mudou-se para a Rua Girassol n. 812, aonde permanece até hoje.

   * Personagens
         o Alexandre Levy
         o Carlos Gomes
         o Eduardo Dohmen
         o Henrique Luiz Levy
         o Luiz Levy


FONTES.:

  1. Enciclopédia da música brasileira - Marcos Antônio Marcondes - Paginas 359 - 414 - 415 - Livros Google Link
  2. Maneco músico: pai e mestre de Carlos Gomes - Por Lenita Waldige Mendes Nogueira - Livros Google Link
  3. A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914 - Por Heloísa Barbuy - BOOKS GOOGLE Link
  4. Revista Brasil Europra www.revista.brasil-europa.eu/120/LuisHenriqueLevy.html
  5. Casa Levy de Pianos Coml. Ltda www.casalevydepianos.com.br
  6. Academia Brasileira de Musica - PAtrono n. 29 - http://www.abmusica.org.br
  7. BETTENCOURT, Gastão de. Temas de música brasileira. Rio de Janeiro: Ed. A Noite, 1941.
  8. MARIZ, Vasco. História da Mùsica no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 6ª edição, pp. 116-8.
  9. Gregório Calleres - http://www.calleres.net/compositoresfamosos/levy.html